Este artigo tem como objetivo apresentar a proposta de um projeto fundamentado na Educação Matemática Crítica e na Estatística Cívica, que possa contribuir não apenas para o aprendizado matemático, como também para o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo dos estudantes. A proposta trata acerca do conteúdo de modelos de produção agrícola no Brasil, unindo tanto a visão histórico-sociológica, quanto estatística, caracterizando um projeto interdisciplinar. O projeto divide-se em quatro etapas, a saber: a primeira consiste na leitura de textos motivadores, contendo diferentes formas de comunicação textual, relativos a um modelo agrícola específico; a segunda envolve a organização dos dados e apresentação de argumentos que favoreçam esse modelo de produção; a terceira é composta pela análise e discussão dos dados, históricos e estatísticos, tratados na apresentação; a quarta corresponde a uma síntese do conteúdo, através de uma aula expositiva acerca de cada um dos modelos de produção citados. Durante o desenvolvimento deste projeto houve a necessidade do diálogo interdisciplinar entre um professor de história e as graduandas do curso de Licenciatura em Matemática, a partir do trabalho em conjunto definiu-se os modelos de produção agrícola a serem trabalhados (Agricultura Familiar, Cooperativas Agrícolas, Agronegócio e Modelo de Controladores Agrícolas) e os textos motivadores. Vale ressaltar que o projeto é planejado para aplicação em turmas do Ensino Médio, com a possibilidade de execução tanto na disciplina de Matemática como na de História, ou ainda, surge como oportunidade a aplicação em uma Trilha de Aprofundamento do Novo Ensino Médio. Assim, este artigo busca discorrer sobre as potencialidades deste projeto não só para os discentes que poderão ser beneficiados, mas também para as graduandas que buscam enriquecer sua prática.