Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS CONTRIBUIÇÕES DA PRÁTICA DE LEITURA LITERÁRIA PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95477
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1096
    "inscrito_id" => 10208
    "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DA PRÁTICA DE LEITURA LITERÁRIA PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO"
    "resumo" => "Dado o cenário educacional atual, que ainda sofre os impactos negativos ocasionados pelo período pandêmico e, que em função disto vem evidenciando um grande atraso nos níveis de alfabetização esperados, tem-se, de maneira ainda mais clara, a necessidade de encontrar todas as formas possíveis de alfabetizar a partir de recursos adequados ao perfil de cada aluno. Neste estudo, consideramos que a prática de leitura acontece na alfabetização, mas que a prática da obra literária muitas vezes é evitada, já que, em geral, o docente prefere trabalhar apenas com pequenos trechos. Visto que o livro infantil pode ser utilizado como recurso pedagógico capaz de oferecer uma nova perspectiva em sala de aula, inclusive no que tange à decodificação do código linguístico, este trabalho tem por objetivo apontar as principais contribuições que a prática da leitura literária proporciona ao processo de alfabetização. Para tanto, o referencial metodológico utilizado encontra-se no âmbito da metodologia de pesquisa exploratória, onde acontece o levantamento bibliográfico sobre o assunto, bem como o relato de observações ocorridas no cotidiano escolar. A partir disso, é possível propor estratégias pedagógicas que trabalhem a literatura infantil de modo acontribuir para a recuperação do cenário de atraso no qual a alfabetização se encontra."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID10208_TB1096_01052023230709.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JÉSSICA ELLEN DO NASCIMENTO BERNARDES"
    "autor_nome_curto" => "JÉSSICA"
    "autor_email" => "j3s2bernardes@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS (UEMG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95477
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1096
    "inscrito_id" => 10208
    "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DA PRÁTICA DE LEITURA LITERÁRIA PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO"
    "resumo" => "Dado o cenário educacional atual, que ainda sofre os impactos negativos ocasionados pelo período pandêmico e, que em função disto vem evidenciando um grande atraso nos níveis de alfabetização esperados, tem-se, de maneira ainda mais clara, a necessidade de encontrar todas as formas possíveis de alfabetizar a partir de recursos adequados ao perfil de cada aluno. Neste estudo, consideramos que a prática de leitura acontece na alfabetização, mas que a prática da obra literária muitas vezes é evitada, já que, em geral, o docente prefere trabalhar apenas com pequenos trechos. Visto que o livro infantil pode ser utilizado como recurso pedagógico capaz de oferecer uma nova perspectiva em sala de aula, inclusive no que tange à decodificação do código linguístico, este trabalho tem por objetivo apontar as principais contribuições que a prática da leitura literária proporciona ao processo de alfabetização. Para tanto, o referencial metodológico utilizado encontra-se no âmbito da metodologia de pesquisa exploratória, onde acontece o levantamento bibliográfico sobre o assunto, bem como o relato de observações ocorridas no cotidiano escolar. A partir disso, é possível propor estratégias pedagógicas que trabalhem a literatura infantil de modo acontribuir para a recuperação do cenário de atraso no qual a alfabetização se encontra."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID10208_TB1096_01052023230709.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JÉSSICA ELLEN DO NASCIMENTO BERNARDES"
    "autor_nome_curto" => "JÉSSICA"
    "autor_email" => "j3s2bernardes@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS (UEMG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Dado o cenário educacional atual, que ainda sofre os impactos negativos ocasionados pelo período pandêmico e, que em função disto vem evidenciando um grande atraso nos níveis de alfabetização esperados, tem-se, de maneira ainda mais clara, a necessidade de encontrar todas as formas possíveis de alfabetizar a partir de recursos adequados ao perfil de cada aluno. Neste estudo, consideramos que a prática de leitura acontece na alfabetização, mas que a prática da obra literária muitas vezes é evitada, já que, em geral, o docente prefere trabalhar apenas com pequenos trechos. Visto que o livro infantil pode ser utilizado como recurso pedagógico capaz de oferecer uma nova perspectiva em sala de aula, inclusive no que tange à decodificação do código linguístico, este trabalho tem por objetivo apontar as principais contribuições que a prática da leitura literária proporciona ao processo de alfabetização. Para tanto, o referencial metodológico utilizado encontra-se no âmbito da metodologia de pesquisa exploratória, onde acontece o levantamento bibliográfico sobre o assunto, bem como o relato de observações ocorridas no cotidiano escolar. A partir disso, é possível propor estratégias pedagógicas que trabalhem a literatura infantil de modo acontribuir para a recuperação do cenário de atraso no qual a alfabetização se encontra.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.