Dado o cenário educacional atual, que ainda sofre os impactos negativos ocasionados pelo período pandêmico e, que em função disto vem evidenciando um grande atraso nos níveis de alfabetização esperados, tem-se, de maneira ainda mais clara, a necessidade de encontrar todas as formas possíveis de alfabetizar a partir de recursos adequados ao perfil de cada aluno. Neste estudo, consideramos que a prática de leitura acontece na alfabetização, mas que a prática da obra literária muitas vezes é evitada, já que, em geral, o docente prefere trabalhar apenas com pequenos trechos. Visto que o livro infantil pode ser utilizado como recurso pedagógico capaz de oferecer uma nova perspectiva em sala de aula, inclusive no que tange à decodificação do código linguístico, este trabalho tem por objetivo apontar as principais contribuições que a prática da leitura literária proporciona ao processo de alfabetização. Para tanto, o referencial metodológico utilizado encontra-se no âmbito da metodologia de pesquisa exploratória, onde acontece o levantamento bibliográfico sobre o assunto, bem como o relato de observações ocorridas no cotidiano escolar. A partir disso, é possível propor estratégias pedagógicas que trabalhem a literatura infantil de modo acontribuir para a recuperação do cenário de atraso no qual a alfabetização se encontra.