No homem, o estado de desenvolvimento de ações práticas e/ou teórica quando relacionado ao seus contexto social, pode culminar em alterações reais, ou permanecer estagnado em um determinado padrão, já que, tal desenvolvimento precede do nível de conscientização que o mesmo possui, sendo esta “carregada ou atravessada por ideias que estão no ambiente, que nele flutuam e que, como seus miasmas, aspira.” (VÁZQUEZ, 2011, p. 34); ou pode se tornar a base de um processo evolutivo para uma práxis reflexiva, revolucionária, criativa. Tal mudança, que impõe premissa teóricas, ocorrerá aliada aos processos de leitura do mundo, conscientização e aquisição da palavra verdadeira conceituados por Freire (2018), por meio das quais o homem supera a consciência comum e alcança a consciência crítica. O entendimento sobre o que vem a ser, ou como se manifesta a consciência se dá pela somatória, ou pela diminuição dos processos cognitivos derivados de um conjunto de análises conclusivas referentes às experiências vividas, hábito adquiridos, contextualização dos fatos, percepção histórica, social e política da realidade na qual ele — ser humano — está presente, variando gradualmente, com ritmos e constâncias oscilantes de uma consciência acrítica, prática, para uma consciência crítica. A partir de tais entendimentos supracitados foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, em nível de doutorado (FE/UnB, 2022), tendo como sujeito 77 professores(as) atuantes no sistema educacional, na modalidade EJA/EAD, na qual buscou-se via aplicação de questionário e entrevistas on-line, uma melhor compreensão relativa ao nível de conscientização crítica dos mesmos. Como resultado destacou-se um alto nível de leitura do mundo e a predominância da consciência crítica, além da geração de gráficos demonstrativos do conceito de práxis em Vázquez (2011), e conscientização em Freire (2001, 2018).