Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTUDO DE PONTO, RETA E ÂNGULO, UTILIZANDO O MAPA DO BAIRRO ESCOLAR COMO OBJETO DE ESTUDO E FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA A PERCEPÇÃO DO CONTEÚDO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 13 - Educação Matemática
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100189
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7312
    "inscrito_id" => 11426
    "titulo" => "ESTUDO DE PONTO, RETA E ÂNGULO, UTILIZANDO O MAPA DO BAIRRO ESCOLAR COMO OBJETO DE ESTUDO E FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA A PERCEPÇÃO DO CONTEÚDO"
    "resumo" => "O ensino da matemática na educação básica é um desafio, uma vez que há um consenso entre os estudantes de que a disciplina é complexa. Entretanto, quando ensinados de forma prática e aplicados, a percepção sobre os conteúdos melhora significativamente. Pensando nisso, diante da dificuldade de alunos do 8º ano em diferenciar reta, semirreta e segmento de reta, conteúdo ministrado no 6º ano, foi proposto um projeto interdisciplinar, envolvendo as disciplinas de Geografia, Artes e Matemática, no qual foi proposto o estudo do mapa do bairro em que a escola está localizada, para que o aluno pudesse visualizar ruas, avenida e construções e, por meio delas, utilizasse os conceitos de pontos e retas, os tipos de retas e os ângulos formados no mapa. Para a visualização do bairro, foram utilizados o Google maps, Google Earth e QGis, ferramentas gratuitas e disponíveis para downloads. Em um segundo momento, os conhecimentos aprendidos em sala de aula e com as ferramentas foram usados em uma aula de campo, em que os estudantes saíram do ambiente escolar e fizeram uma visita às ruas do bairro. Nessa oportunidade, puderam estudar, de forma lúdica e concreta, o que é um ponto, explorando os tipos de retas e suas classificações, usando como referência de estudo as ruas que formam o bairro; além disso, foi explorado a classificação de alguns ângulos (reto, agudo e obtuso), a ideia de ângulos complementares e suplementares, a classificação de algumas figuras planas que as ruas formam, além de explorar a ideia de área e o cálculo dessas áreas. Ao final da aplicação do projeto, foi percebido uma melhor compreensão dos estudantes nos conteúdos em que envolvem ângulos, além de maior percepção quanto à localização espacial."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID11426_TB7312_20062023225041.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DESIDÉRIA DANTAS LOPES SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Desidéria Danta"
    "autor_email" => "desideria.silva1@professo"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100189
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7312
    "inscrito_id" => 11426
    "titulo" => "ESTUDO DE PONTO, RETA E ÂNGULO, UTILIZANDO O MAPA DO BAIRRO ESCOLAR COMO OBJETO DE ESTUDO E FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA A PERCEPÇÃO DO CONTEÚDO"
    "resumo" => "O ensino da matemática na educação básica é um desafio, uma vez que há um consenso entre os estudantes de que a disciplina é complexa. Entretanto, quando ensinados de forma prática e aplicados, a percepção sobre os conteúdos melhora significativamente. Pensando nisso, diante da dificuldade de alunos do 8º ano em diferenciar reta, semirreta e segmento de reta, conteúdo ministrado no 6º ano, foi proposto um projeto interdisciplinar, envolvendo as disciplinas de Geografia, Artes e Matemática, no qual foi proposto o estudo do mapa do bairro em que a escola está localizada, para que o aluno pudesse visualizar ruas, avenida e construções e, por meio delas, utilizasse os conceitos de pontos e retas, os tipos de retas e os ângulos formados no mapa. Para a visualização do bairro, foram utilizados o Google maps, Google Earth e QGis, ferramentas gratuitas e disponíveis para downloads. Em um segundo momento, os conhecimentos aprendidos em sala de aula e com as ferramentas foram usados em uma aula de campo, em que os estudantes saíram do ambiente escolar e fizeram uma visita às ruas do bairro. Nessa oportunidade, puderam estudar, de forma lúdica e concreta, o que é um ponto, explorando os tipos de retas e suas classificações, usando como referência de estudo as ruas que formam o bairro; além disso, foi explorado a classificação de alguns ângulos (reto, agudo e obtuso), a ideia de ângulos complementares e suplementares, a classificação de algumas figuras planas que as ruas formam, além de explorar a ideia de área e o cálculo dessas áreas. Ao final da aplicação do projeto, foi percebido uma melhor compreensão dos estudantes nos conteúdos em que envolvem ângulos, além de maior percepção quanto à localização espacial."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID11426_TB7312_20062023225041.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DESIDÉRIA DANTAS LOPES SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Desidéria Danta"
    "autor_email" => "desideria.silva1@professo"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O ensino da matemática na educação básica é um desafio, uma vez que há um consenso entre os estudantes de que a disciplina é complexa. Entretanto, quando ensinados de forma prática e aplicados, a percepção sobre os conteúdos melhora significativamente. Pensando nisso, diante da dificuldade de alunos do 8º ano em diferenciar reta, semirreta e segmento de reta, conteúdo ministrado no 6º ano, foi proposto um projeto interdisciplinar, envolvendo as disciplinas de Geografia, Artes e Matemática, no qual foi proposto o estudo do mapa do bairro em que a escola está localizada, para que o aluno pudesse visualizar ruas, avenida e construções e, por meio delas, utilizasse os conceitos de pontos e retas, os tipos de retas e os ângulos formados no mapa. Para a visualização do bairro, foram utilizados o Google maps, Google Earth e QGis, ferramentas gratuitas e disponíveis para downloads. Em um segundo momento, os conhecimentos aprendidos em sala de aula e com as ferramentas foram usados em uma aula de campo, em que os estudantes saíram do ambiente escolar e fizeram uma visita às ruas do bairro. Nessa oportunidade, puderam estudar, de forma lúdica e concreta, o que é um ponto, explorando os tipos de retas e suas classificações, usando como referência de estudo as ruas que formam o bairro; além disso, foi explorado a classificação de alguns ângulos (reto, agudo e obtuso), a ideia de ângulos complementares e suplementares, a classificação de algumas figuras planas que as ruas formam, além de explorar a ideia de área e o cálculo dessas áreas. Ao final da aplicação do projeto, foi percebido uma melhor compreensão dos estudantes nos conteúdos em que envolvem ângulos, além de maior percepção quanto à localização espacial.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.