O ensino da matemática na educação básica é um desafio, uma vez que há um consenso entre os estudantes de que a disciplina é complexa. Entretanto, quando ensinados de forma prática e aplicados, a percepção sobre os conteúdos melhora significativamente. Pensando nisso, diante da dificuldade de alunos do 8º ano em diferenciar reta, semirreta e segmento de reta, conteúdo ministrado no 6º ano, foi proposto um projeto interdisciplinar, envolvendo as disciplinas de Geografia, Artes e Matemática, no qual foi proposto o estudo do mapa do bairro em que a escola está localizada, para que o aluno pudesse visualizar ruas, avenida e construções e, por meio delas, utilizasse os conceitos de pontos e retas, os tipos de retas e os ângulos formados no mapa. Para a visualização do bairro, foram utilizados o Google maps, Google Earth e QGis, ferramentas gratuitas e disponíveis para downloads. Em um segundo momento, os conhecimentos aprendidos em sala de aula e com as ferramentas foram usados em uma aula de campo, em que os estudantes saíram do ambiente escolar e fizeram uma visita às ruas do bairro. Nessa oportunidade, puderam estudar, de forma lúdica e concreta, o que é um ponto, explorando os tipos de retas e suas classificações, usando como referência de estudo as ruas que formam o bairro; além disso, foi explorado a classificação de alguns ângulos (reto, agudo e obtuso), a ideia de ângulos complementares e suplementares, a classificação de algumas figuras planas que as ruas formam, além de explorar a ideia de área e o cálculo dessas áreas. Ao final da aplicação do projeto, foi percebido uma melhor compreensão dos estudantes nos conteúdos em que envolvem ângulos, além de maior percepção quanto à localização espacial.