Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência no qual esse artigo buscou descrever a atividade lúdica como um importante aporte das Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem (MAEA) e como ferramenta metodológica complementar e de apoio didático do processo de ensino e aprendizagem. A experiência ocorreu em uma instituição escolar pública de ensino médio integrado ao ensino Técnico da cidade de Cuité no estado da Paraíba com o intuito de proporcionar uma nova maneira de aprender o conteúdo de função exponencial. O corpo teórico do trabalho recorre sobretudo aos estudos de Vygotsky (1989) e Lorenzato (2012). A atividade lúdica, objeto deste artigo é o bingo exponencial, e foi planejada por alunas do curso de graduação de Licenciatura em Matemática Plena da UFCG– Campus Cuité, em que são participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), o mesmo ocorre na escola em que a atividade foi desenvolvida. A utilização de recursos lúdicos tendo a base nas Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem (MAEA) demonstrou resultados bastantes promissores uma vez que as respostas que foram obtidas na sequência didática e na auto avaliação dos alunos, se mostraram como eficientes termômetros da aderência e da participação ativa dos participantes envolvidos neste presente estudo. O entusiasmo dos mesmos na resolução das questões propostas e na evolução do decorrer no desenvolvimento do jogo foram outros indicadores que foram bastante considerados na avaliação desta experiência. A equipe que desenvolveu este estudo teve a percepção que tais parâmetros são fortes indicadores da aceitação dos métodos utilizados. Portanto, atividade lúdica se revelou neste trabalho como um instrumento alternativo e eficiente para avaliação formativa do estudo do conteúdo das funções exponenciais e principalmente da superação para um processo de ensino - aprendizagem passivo e eficiente para uma nova abordagem em sala de aula.