O viés educacional vem assumindo novas roupagens, assim exigindo que os docentes busquem práticas para facilitar o processo de ensino-aprendizagem,tornando o mesmo significativo. Dessa forma, a aplicabilidade de novas metodologias de ensino, logo demonstram como os discentes reagem de forma positiva às novas técnicas aplicadas, como a inserção de multiletramentos no ensino geográfico. Nesse ínterim, os multiletramentos aproximam os discentes para um processo educativo atraente, desenvolvendo a criticidade através de vertentes da comunicação, englobando processos orais, musicais, tal como os visuais. Para a compreensão deste saber, este trabalho objetiva refletir as conexões do fazer pedagógico dos multiletramentos com a atividade docente na disciplina de geografia. Para tal, utilizou-se como caminho metodológico a abordagem qualitativa, buscando-se fomentar as ações didáticas no fazer geográfico,por meio de uma revisão teórica e propositiva da temática . Em suma, está inserido nesse trabalho, obras literárias como “Vidas Secas” de Graciliano Ramos e “O Cortiço” de Aluísio de Azevedo, bem como um dos grandes hino de Luiz Gonzaga , “Triste Partida”, para a compreensão das dinâmicas socioespaciais. Com isso, este estudo traz um esboço das múltiplas possibilidades de interpelação de multiletramentos, espaço geográfico e o ensino de Geografia; Propondo a amplificação da metodologia desse campo de estudo, logo levando o discente a reconhecer espacialmente através de ações sensoriais e críticas, e o protagonismo dessas técnicas na docência.