Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESCOLAS PÚBLICA E PRIVADA: DESIGUALDADES LATENTES; SOLUÇÕES EVIDENTES

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 21 - Políticas Públicas de Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99765
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6742
    "inscrito_id" => 1713
    "titulo" => "ESCOLAS PÚBLICA E PRIVADA: DESIGUALDADES LATENTES; SOLUÇÕES EVIDENTES"
    "resumo" => "As desigualdades sociais são visíveis em praticamente todos os ambientes, inclusive, em locais considerados de classe elevada há microdesigualdades. A abordagem dessas discrepâncias se dá de forma profunda nas aulas de Geografia que tem no seu embrião a análise e discussão dos fenômenos sociais entre os quais destaca-se o desenvolvimento de políticas públicas eficientes. Entende-se que os conhecimentos referentes à Geografia são bastante significativos para a compreensão do mundo atual, no entanto, percebe-se que a abordagem dessas temáticas ocorre de forma diferenciada nas aulas realizadas nas redes pública e particular de ensino. Este artigo buscou identificar as dificuldades enfrentadas por professores de Geografia destas duas redes no tocante à transmissão dos conhecimentos. Realizou-se um estudo de caso por meio de uma pesquisa exploratória onde foram aplicados formulários em duas instituições de ensino, uma pública e uma particular ambas localizadas na cidade de Patos-PB. Através dos resultados advindos dessa pesquisa percebeu-se que os professores de Geografia da escola pública enfrentam problemas estruturais como a falta de recursos didáticos e problemas de ordem social como a ausência da família no ambiente escolar. Diversos pesquisadores falam da necessidade de uma mudança metodológica por parte dos docentes, mas verifica-se que estes possuem outros desafios que apresentam maior dificuldade para serem superados. A pesquisa evidenciou ainda que as desigualdades não se dão apenas quando se faz uma analogia entre a escola pública e a privada, mas há microdesigualdades no interior destas mesmas instituições. Conclui-se, portanto, que a disparidade entre a rede pública e privada no ensino fundamental na cidade de Patos – PB não se dá por incapacidade cognitiva por parte dos professores, mas sim, por uma escassez de recursos que auxiliam no desenvolvimento das aulas, fatores estes que são frutos do ambiente social e familiar em que os discentes estão localizados."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID1713_TB6742_26072023154759.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIO IZIDRO SOBRINHO"
    "autor_nome_curto" => "IZIDRO"
    "autor_email" => "antonioizidro58@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99765
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6742
    "inscrito_id" => 1713
    "titulo" => "ESCOLAS PÚBLICA E PRIVADA: DESIGUALDADES LATENTES; SOLUÇÕES EVIDENTES"
    "resumo" => "As desigualdades sociais são visíveis em praticamente todos os ambientes, inclusive, em locais considerados de classe elevada há microdesigualdades. A abordagem dessas discrepâncias se dá de forma profunda nas aulas de Geografia que tem no seu embrião a análise e discussão dos fenômenos sociais entre os quais destaca-se o desenvolvimento de políticas públicas eficientes. Entende-se que os conhecimentos referentes à Geografia são bastante significativos para a compreensão do mundo atual, no entanto, percebe-se que a abordagem dessas temáticas ocorre de forma diferenciada nas aulas realizadas nas redes pública e particular de ensino. Este artigo buscou identificar as dificuldades enfrentadas por professores de Geografia destas duas redes no tocante à transmissão dos conhecimentos. Realizou-se um estudo de caso por meio de uma pesquisa exploratória onde foram aplicados formulários em duas instituições de ensino, uma pública e uma particular ambas localizadas na cidade de Patos-PB. Através dos resultados advindos dessa pesquisa percebeu-se que os professores de Geografia da escola pública enfrentam problemas estruturais como a falta de recursos didáticos e problemas de ordem social como a ausência da família no ambiente escolar. Diversos pesquisadores falam da necessidade de uma mudança metodológica por parte dos docentes, mas verifica-se que estes possuem outros desafios que apresentam maior dificuldade para serem superados. A pesquisa evidenciou ainda que as desigualdades não se dão apenas quando se faz uma analogia entre a escola pública e a privada, mas há microdesigualdades no interior destas mesmas instituições. Conclui-se, portanto, que a disparidade entre a rede pública e privada no ensino fundamental na cidade de Patos – PB não se dá por incapacidade cognitiva por parte dos professores, mas sim, por uma escassez de recursos que auxiliam no desenvolvimento das aulas, fatores estes que são frutos do ambiente social e familiar em que os discentes estão localizados."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID1713_TB6742_26072023154759.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIO IZIDRO SOBRINHO"
    "autor_nome_curto" => "IZIDRO"
    "autor_email" => "antonioizidro58@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

As desigualdades sociais são visíveis em praticamente todos os ambientes, inclusive, em locais considerados de classe elevada há microdesigualdades. A abordagem dessas discrepâncias se dá de forma profunda nas aulas de Geografia que tem no seu embrião a análise e discussão dos fenômenos sociais entre os quais destaca-se o desenvolvimento de políticas públicas eficientes. Entende-se que os conhecimentos referentes à Geografia são bastante significativos para a compreensão do mundo atual, no entanto, percebe-se que a abordagem dessas temáticas ocorre de forma diferenciada nas aulas realizadas nas redes pública e particular de ensino. Este artigo buscou identificar as dificuldades enfrentadas por professores de Geografia destas duas redes no tocante à transmissão dos conhecimentos. Realizou-se um estudo de caso por meio de uma pesquisa exploratória onde foram aplicados formulários em duas instituições de ensino, uma pública e uma particular ambas localizadas na cidade de Patos-PB. Através dos resultados advindos dessa pesquisa percebeu-se que os professores de Geografia da escola pública enfrentam problemas estruturais como a falta de recursos didáticos e problemas de ordem social como a ausência da família no ambiente escolar. Diversos pesquisadores falam da necessidade de uma mudança metodológica por parte dos docentes, mas verifica-se que estes possuem outros desafios que apresentam maior dificuldade para serem superados. A pesquisa evidenciou ainda que as desigualdades não se dão apenas quando se faz uma analogia entre a escola pública e a privada, mas há microdesigualdades no interior destas mesmas instituições. Conclui-se, portanto, que a disparidade entre a rede pública e privada no ensino fundamental na cidade de Patos – PB não se dá por incapacidade cognitiva por parte dos professores, mas sim, por uma escassez de recursos que auxiliam no desenvolvimento das aulas, fatores estes que são frutos do ambiente social e familiar em que os discentes estão localizados.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.