Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROJETO LUME: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO INTERDISCIPLINAR COM ÊNFASE NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIA LEITORA-ARGUMENTATIVA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96262
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2116
    "inscrito_id" => 13707
    "titulo" => "PROJETO LUME: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO INTERDISCIPLINAR COM ÊNFASE NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIA LEITORA-ARGUMENTATIVA"
    "resumo" => "A formação de estudantes leitores tem sido desafiadora para as escolas de Ensino Fundamental e Médio, principalmente, no tocante a criticidade e análise do conhecimento apresentado. Em meio a estes desafios, já citados, vivenciamos a Pandemia da Covid-19 que contribuiu para o agravamento dos déficits de desenvolvimento das competências leitora. No bojo destas necessidades formativas, foi pensado o Projeto LUME que tem como objetivo principal a formação de leitores para a promoção de mudanças educacionais. O projeto foi desenvolvido em um primeiro momento de forma virtual tornando-se, posteriormente, híbrido e atualmente totalmente presencial em uma Escola Pública vinculada a Rede Estadual de Educação de Pernambuco localizada no Agreste pernambucano. A metodologia do projeto foi orientada pela base qualitativa, tendo as seguintes etapas: escuta discente e docente; eleição das estratégias; análise do material a ser compartilhado com os estudantes; compartilhamento do material selecionado, discussão e produções pedagógicas; análise e reflexão dos resultados obtidos por meio das intervenções propostas. Portanto, visando o desenvolvimento de diferentes competências leitoras, valorização das inteligências e estímulo à argumentação crítica, os estudantes foram orientados a realizar leituras (livros clássicos e livros do Programa Nacional do Livro Didático – PNLD), além da leitura dos clássicos foram realizadas a produção de podcasts, rodas virtuais de leitura, produção de documentários, maquetes, jogos, teatros e fichamentos dos textos propostos. Os resultados indicaram o fortalecimento das aprendizagens e maturação dos vínculos, o desenvolvimento de novas habilidades, a motivação para aprender e a ampliação dos repertórios culturais."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID13707_TB2116_04052023174133.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MICHELLE DÉBORA DE MOURA"
    "autor_nome_curto" => "MICHELLE MOURA"
    "autor_email" => "michelledmoura23@gmail.co"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96262
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2116
    "inscrito_id" => 13707
    "titulo" => "PROJETO LUME: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO INTERDISCIPLINAR COM ÊNFASE NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIA LEITORA-ARGUMENTATIVA"
    "resumo" => "A formação de estudantes leitores tem sido desafiadora para as escolas de Ensino Fundamental e Médio, principalmente, no tocante a criticidade e análise do conhecimento apresentado. Em meio a estes desafios, já citados, vivenciamos a Pandemia da Covid-19 que contribuiu para o agravamento dos déficits de desenvolvimento das competências leitora. No bojo destas necessidades formativas, foi pensado o Projeto LUME que tem como objetivo principal a formação de leitores para a promoção de mudanças educacionais. O projeto foi desenvolvido em um primeiro momento de forma virtual tornando-se, posteriormente, híbrido e atualmente totalmente presencial em uma Escola Pública vinculada a Rede Estadual de Educação de Pernambuco localizada no Agreste pernambucano. A metodologia do projeto foi orientada pela base qualitativa, tendo as seguintes etapas: escuta discente e docente; eleição das estratégias; análise do material a ser compartilhado com os estudantes; compartilhamento do material selecionado, discussão e produções pedagógicas; análise e reflexão dos resultados obtidos por meio das intervenções propostas. Portanto, visando o desenvolvimento de diferentes competências leitoras, valorização das inteligências e estímulo à argumentação crítica, os estudantes foram orientados a realizar leituras (livros clássicos e livros do Programa Nacional do Livro Didático – PNLD), além da leitura dos clássicos foram realizadas a produção de podcasts, rodas virtuais de leitura, produção de documentários, maquetes, jogos, teatros e fichamentos dos textos propostos. Os resultados indicaram o fortalecimento das aprendizagens e maturação dos vínculos, o desenvolvimento de novas habilidades, a motivação para aprender e a ampliação dos repertórios culturais."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID13707_TB2116_04052023174133.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MICHELLE DÉBORA DE MOURA"
    "autor_nome_curto" => "MICHELLE MOURA"
    "autor_email" => "michelledmoura23@gmail.co"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A formação de estudantes leitores tem sido desafiadora para as escolas de Ensino Fundamental e Médio, principalmente, no tocante a criticidade e análise do conhecimento apresentado. Em meio a estes desafios, já citados, vivenciamos a Pandemia da Covid-19 que contribuiu para o agravamento dos déficits de desenvolvimento das competências leitora. No bojo destas necessidades formativas, foi pensado o Projeto LUME que tem como objetivo principal a formação de leitores para a promoção de mudanças educacionais. O projeto foi desenvolvido em um primeiro momento de forma virtual tornando-se, posteriormente, híbrido e atualmente totalmente presencial em uma Escola Pública vinculada a Rede Estadual de Educação de Pernambuco localizada no Agreste pernambucano. A metodologia do projeto foi orientada pela base qualitativa, tendo as seguintes etapas: escuta discente e docente; eleição das estratégias; análise do material a ser compartilhado com os estudantes; compartilhamento do material selecionado, discussão e produções pedagógicas; análise e reflexão dos resultados obtidos por meio das intervenções propostas. Portanto, visando o desenvolvimento de diferentes competências leitoras, valorização das inteligências e estímulo à argumentação crítica, os estudantes foram orientados a realizar leituras (livros clássicos e livros do Programa Nacional do Livro Didático – PNLD), além da leitura dos clássicos foram realizadas a produção de podcasts, rodas virtuais de leitura, produção de documentários, maquetes, jogos, teatros e fichamentos dos textos propostos. Os resultados indicaram o fortalecimento das aprendizagens e maturação dos vínculos, o desenvolvimento de novas habilidades, a motivação para aprender e a ampliação dos repertórios culturais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.