A formação de estudantes leitores tem sido desafiadora para as escolas de Ensino Fundamental e Médio, principalmente, no tocante a criticidade e análise do conhecimento apresentado. Em meio a estes desafios, já citados, vivenciamos a Pandemia da Covid-19 que contribuiu para o agravamento dos déficits de desenvolvimento das competências leitora. No bojo destas necessidades formativas, foi pensado o Projeto LUME que tem como objetivo principal a formação de leitores para a promoção de mudanças educacionais. O projeto foi desenvolvido em um primeiro momento de forma virtual tornando-se, posteriormente, híbrido e atualmente totalmente presencial em uma Escola Pública vinculada a Rede Estadual de Educação de Pernambuco localizada no Agreste pernambucano. A metodologia do projeto foi orientada pela base qualitativa, tendo as seguintes etapas: escuta discente e docente; eleição das estratégias; análise do material a ser compartilhado com os estudantes; compartilhamento do material selecionado, discussão e produções pedagógicas; análise e reflexão dos resultados obtidos por meio das intervenções propostas. Portanto, visando o desenvolvimento de diferentes competências leitoras, valorização das inteligências e estímulo à argumentação crítica, os estudantes foram orientados a realizar leituras (livros clássicos e livros do Programa Nacional do Livro Didático – PNLD), além da leitura dos clássicos foram realizadas a produção de podcasts, rodas virtuais de leitura, produção de documentários, maquetes, jogos, teatros e fichamentos dos textos propostos. Os resultados indicaram o fortalecimento das aprendizagens e maturação dos vínculos, o desenvolvimento de novas habilidades, a motivação para aprender e a ampliação dos repertórios culturais.