MATOS, Antônia Débora Das Neves. O professor da sala de aula comum e a educação inclusiva. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/98922>. Acesso em: 23/12/2024 06:46
O presente artigo discute o papel do professor na sala de aula comum em relação à educação inclusiva. A inclusão educacional visa proporcionar igualdade de oportunidades e aprendizado para todos os alunos, independentemente de suas características individuais. Destacou-se a importância da inclusão e a necessidade de criar ambientes inclusivos que valorizem a diversidade. Autores como UNESCO (1994) e Skiba et al. (2006) foram citados para ressaltar o direito de todos os alunos à educação inclusiva.A metodologia utilizada consistiu em uma revisão bibliográfica para embasar o estudo. Autores como Ainscow et al. (2006) e Pijl et al. (2011) foram consultados para discutir a passagem das práticas inclusivas nas escolas.No resultado, foram examinados aspectos relevantes para a promoção da inclusão. Destacou-se a importância da formação continuada do professor, citando Gandin (2015). Também foi mencionada a colaboração entre profissionais da educação e o uso de tecnologias assistivas, com base nos estudos de Almeida et al. (2017) e Cunha et al. (2016). A concluir o papel central do professor na promoção da inclusão educacional. Destacou-se a importância de sua formação contínua, colaboração com outros profissionais e disposição para mudanças. Investir na formação e valorização do professor, assim como na implementação de políticas públicas, foi considerado fundamental para uma educação mais justa e igualitária