Diante do contexto de degradação ambiental em que vivemos a Educação Ambiental (EA) pode atuar como uma ferramenta de transformação e conscientização acerca da conservação dos recursos naturais. Assim, o processo de ensino/aprendizagem da EA assume importante papel neste processo, que pode ser praticado e aperfeiçoado com técnicas que o potencializam e melhoram a aprendizagem dos alunos. O objetivo deste trabalho foi realizar um levantamento acerca de técnicas para o ensino/aprendizagem de EA. Foi feito um levantamento na literatura sobre propostas de ensino de EA, considerando o período de 2021 a abril de 2023, utilizando como base de dados o Google Acadêmico. Os 100 trabalhos mais relevantes foram selecionados para uma análise. Assim, foram quantificados os que se enquadram como artigo e selecionados aqueles que apresentam possíveis técnicas para o ensino/aprendizagem de EA. Com a pesquisa observa-se que o ano de 2021 aparece com o maior número de publicações (51), seguido do ano de 2022 que apresenta 33 trabalhos. Dos trabalhos analisados foi encontrado um total de 69 artigos, dentre os artigos observou-se que 17 trabalhos apresentam possíveis técnicas/propostas para ensino e inserção de educação ambiental na educação básica. Das propostas para o ensino/aprendizagem observadas nos trabalhos selecionados, destaca-se a indicação para que sejam trabalhadas atividades práticas e lúdicas com os alunos, tais como gincanas, produção de hortas e jardins ecológicos, confecção e protótipo de jogos. Observa-se que uma interação entre as técnicas e o ensino/aprendizagem de EA apresenta-se como uma possível alternativa para a melhoria do ensino.