Há uma relação entre a Educação Financeira e o letramento financeiro, haja vista que a maioria das definições de Educação Financeira invoca a ideia de aumentar o letramento por meio do fornecimento de competências relacionadas à compreensão, isto é, poder de escolha e de decisão nas áreas das finanças pessoais (compreensão dos produtos e dos serviços financeiros e suas respectivas características). Portanto, este trabalho relata um estudo sobre o nível de letramento financeiro dos estudantes de uma escola em Abreu e Lima - PE. Para tanto, foi utilizado abordagens de pesquisa exploratória e quantitativa, que possibilitou a identificação de algumas limitações devido aos aspectos sociais de alguns estudantes entrevistados, caracterizando um determinado perfil de alunos, isto é, 84,6% dos estudantes estão agrupados na classe E (até dois salários-mínimos) e apenas 5% desses estudantes estão agrupados nas classes A ou B. No teste de coeficiente de contingência mediu a correlação entre as variáveis, e verificou-se uma correlação fraca para sexo e moderada entre idade e curso em relação ao letramento financeiro. Observou-se que mais da metade dos estudantes que estão no 1° e 2° ano do Ensino Médio Técnico em 2021 apresentaram níveis básicos e avançados de letramento financeiro (1, 2, 4 e 5), e estão em condições de realizar operações financeiras e econômicas de maneira mais consciente, o que pode ajudá-los a evitar o endividamento e consequentemente auxiliar estes indivíduos a terem uma qualidade financeira melhor durante sua vida. Entretanto, identificou-se limitação dos estudantes entrevistados, com dificuldades no acesso à educação financeira devido aos aspectos sociais, existe um quantitativo elevado de estudantes que não sabem interpretar problemas do dia a dia que são rotineiros na vida financeira.