Este artigo se origina a partir de uma pesquisa qualitativa de mapeamento teórico realizado na Revista Brasileira de Educação do Campo, no período de 2019 a 2022. Neste mapeamento, utilizou-se a palavra-chave Educação do Campo, sendo considerada em todo o corpo do artigo, obtendo-se 290 artigos, em que desenvolveram-se procedimentos de identificação, classificação/organização e análise. Desta forma, nos procedimentos de classificação e organização, empregou-se critérios de exclusão e adotou-se ainda a Análise Textual Discursiva, organizando os artigos encontrados em 5 categorias finais: Formação Docente; Movimentos Sociais; Pedagogia da Alternância; Políticas Públicas e Práticas Pedagógicas. Neste sentido, este artigo apresenta um recorte que analisa os 65 artigos que compõem a categoria Formação Docente. Logo, o objetivo deste artigo é compreender como a formação docente, atrelada à Educação do Campo, tem sido abordada nas produções da revista. Os resultados desta pesquisa são apresentados por meio de sínteses descritivas que exemplificam problemáticas no âmbito da constituição profissional dos docentes. Como resultado, observa-se que os artigos abordam a temática a partir de diferentes concepções e perspectivas teórico-metodológicas, mas todos destacam a importância de uma formação adequada para o trabalho docente nas escolas campesinas e apontam desafios e possibilidades relacionados à atuação dos professores da Educação do Campo.