Este trabalho é um relato de experiências que foram vivenciadas no Projeto de Intervenção "Respeitar é Preciso: Ensinando sobre inclusão e o respeito para com as diferenças individuais com crianças da Educação Infantil.” Este Projeto foi elaborado na disciplina de Estágio Supervisionado na Educação Infantil II , com os discentes do sexto semestre do curso de Pedagogia e tem como finalidade compartilhar as experiências vivenciadas pela estagiária durante a realização do Estágio Supervisionado na Unidade de Educação Infantil Guamá, escola da rede municipal, localizada em um bairro periférico e mais populoso do município de Belém, no estado do Pará proporcionando assim uma reflexão sobre as práticas pedagógicas realizadas em sala de aula para se trabalhar o tema de inclusão e o respeito a si e ao próximo com crianças do Maternal I, do período integral, na faixa dos 4 a 5 anos. A metodologia utilizada foi a pesquisa de formação e de campo exploratório que visa incentivar a realização de intervenções no contexto escolar e tem como finalidade proporcionar mais informações sobre o assunto investigado, sempre pautado na prática pedagógica e embasamento teórico nas referências bibliográfica da disciplina. Os objetivos alcançados apontam para a importância do tema tratado com crianças que mesmo com pouca idade conseguiram assimilar de forma bastante satisfatória os conceitos de inclusão e respeito que foram apresentados sempre de forma lúdica e que mesmo sendo complexos percebeu-se que as crianças conseguiram entender os conceitos básicos sobre o tema abordado.