Esta pesquisa objetiva refletir as contribuições da Metodologia Ativa Estudo entre Pares na formação inicial de professores de Ciências Biológicas, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – Campus Valença do Piauí. Segue disso a problemática: Quais as principais contribuições da Metodologia Ativa Estudo entre Pares na formação inicial de professores de Ciências Biológicas, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – Campus Valença do Piauí? O percurso teórico-metodológico dar-se-á por meio de uma pesquisa de campo, com observação, aplicação da metodologia (Estudo entre Pares) e aplicação de um questionário aos/às licenciandos/as para uma efetiva compreensão de como os estudantes se percebem estudando conteúdos específicos em sua formação inicial com a metodologia em questão. Em seguida, será utilizada a Análise de conteúdo para interpretar os dados construídos na pesquisa. Compreende-se que as Metodologias Ativas possibilitam aos/às estudantes uma participação direta no processo de ensino e aprendizagem, corroborando para a formação de licenciandos/as capazes de produzir conhecimentos coletivamente e reconhecendo o lugar da alteridade no cotidiano da sala de aula.