Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

METODOLOGIA DE ESTUDO ENTRE PARES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ – CAMPUS VALENÇA DO PIAUÍ

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática e Currículo
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 101369
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 9146
    "inscrito_id" => 309
    "titulo" => "METODOLOGIA DE ESTUDO ENTRE PARES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ – CAMPUS VALENÇA DO PIAUÍ"
    "resumo" => "Esta pesquisa objetiva refletir as contribuições da Metodologia Ativa Estudo entre Pares na formação inicial de professores de Ciências Biológicas, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – Campus Valença do Piauí. Segue disso a problemática: Quais as principais contribuições da Metodologia Ativa Estudo entre Pares na formação inicial de professores de Ciências Biológicas, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – Campus Valença do Piauí? O percurso teórico-metodológico dar-se-á por meio de uma pesquisa de campo, com observação, aplicação da metodologia (Estudo entre Pares) e aplicação de um questionário aos/às licenciandos/as para uma efetiva compreensão de como os estudantes se percebem estudando conteúdos específicos em sua formação inicial com a metodologia em questão. Em seguida, será utilizada a Análise de conteúdo para interpretar os dados construídos na pesquisa. Compreende-se que as Metodologias Ativas possibilitam aos/às estudantes uma participação direta no processo de ensino e aprendizagem, corroborando para a formação de licenciandos/as capazes de produzir conhecimentos coletivamente e reconhecendo o lugar da alteridade no cotidiano da sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID309_TB9146_21082023235215.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALLAN DIÊGO RODRIGUES FIGUEIREDO"
    "autor_nome_curto" => "Figueiredo"
    "autor_email" => "allandiego_st@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 101369
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 9146
    "inscrito_id" => 309
    "titulo" => "METODOLOGIA DE ESTUDO ENTRE PARES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ – CAMPUS VALENÇA DO PIAUÍ"
    "resumo" => "Esta pesquisa objetiva refletir as contribuições da Metodologia Ativa Estudo entre Pares na formação inicial de professores de Ciências Biológicas, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – Campus Valença do Piauí. Segue disso a problemática: Quais as principais contribuições da Metodologia Ativa Estudo entre Pares na formação inicial de professores de Ciências Biológicas, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – Campus Valença do Piauí? O percurso teórico-metodológico dar-se-á por meio de uma pesquisa de campo, com observação, aplicação da metodologia (Estudo entre Pares) e aplicação de um questionário aos/às licenciandos/as para uma efetiva compreensão de como os estudantes se percebem estudando conteúdos específicos em sua formação inicial com a metodologia em questão. Em seguida, será utilizada a Análise de conteúdo para interpretar os dados construídos na pesquisa. Compreende-se que as Metodologias Ativas possibilitam aos/às estudantes uma participação direta no processo de ensino e aprendizagem, corroborando para a formação de licenciandos/as capazes de produzir conhecimentos coletivamente e reconhecendo o lugar da alteridade no cotidiano da sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID309_TB9146_21082023235215.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALLAN DIÊGO RODRIGUES FIGUEIREDO"
    "autor_nome_curto" => "Figueiredo"
    "autor_email" => "allandiego_st@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Esta pesquisa objetiva refletir as contribuições da Metodologia Ativa Estudo entre Pares na formação inicial de professores de Ciências Biológicas, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – Campus Valença do Piauí. Segue disso a problemática: Quais as principais contribuições da Metodologia Ativa Estudo entre Pares na formação inicial de professores de Ciências Biológicas, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – Campus Valença do Piauí? O percurso teórico-metodológico dar-se-á por meio de uma pesquisa de campo, com observação, aplicação da metodologia (Estudo entre Pares) e aplicação de um questionário aos/às licenciandos/as para uma efetiva compreensão de como os estudantes se percebem estudando conteúdos específicos em sua formação inicial com a metodologia em questão. Em seguida, será utilizada a Análise de conteúdo para interpretar os dados construídos na pesquisa. Compreende-se que as Metodologias Ativas possibilitam aos/às estudantes uma participação direta no processo de ensino e aprendizagem, corroborando para a formação de licenciandos/as capazes de produzir conhecimentos coletivamente e reconhecendo o lugar da alteridade no cotidiano da sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.