O presente artigo é parte da pesquisa de Mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação da Universidade Tiradentes vinculada à linha de pesquisa Educação e Formação Docente, que investigou a ação da avaliação em larga escala a partir da análise das respostas dos 586 docentes de Língua Portuguesa do estado de Sergipe que responderam ao questionário avaliativo do professor em 2019. O Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) atua como uma política avaliativa que por meio de indicadores educacionais permite traçar estratégias para promover um ensino de qualidade. Nesse contexto, o estudo tem como objetivo geral analisar a materialidade dos dados gerados a partir da aplicação do questionário do Professor enquanto um recurso norteador capaz de reestruturar as ações educacionais e a implementação de políticas públicas. Ancorado na pesquisa qualitativa em educação, perspectiva que conforme Coutinho (2019) vislumbra investigar a intencionalidade dos dados em uma determinada conjuntura, o mapeamento estático destacou a relevância de monitorar, avaliar e refletir como etapas fundamentais do processo avaliativo. À luz de teóricos como Dias Sobrinho (2007), Franco (2012) e Tardif (2020), discutiu-se o contexto da avaliação em larga escala no cenário da prática docente por meio da análise do eixo condições de trabalho. Para tanto, utilizou-se como instrumento de coleta a Base de Dados do Inep e o software de análise MAXQDA na categorização das informações mapeadas. O cruzamento dos dados e o estudo das variáveis composicionais do questionário permitiram a visualização de lacunas no tratamento dos dados. Dessa forma, concluiu-se que o monitoramento e análise dos resultados da avaliação favorecem a criação de políticas públicas assertivas a medida em que proporcionam indicativos para reflexões e ações, isto é, quando discutidos e analisados com os pares, ultrapassando o plano de coleta e exposição dos dados.