Este trabalho toma como base a obra do pintor brasileiro Maxwell Alexandre para refletir e propor estratégias para uma prática interartes no ensino. Com isso, objetiva apontar formas de trabalhar os multiletramentos na escola integrando obras do pintor Maxwell Alexandre com textos do campo da imagem e do som que dialoguem com elas. Busca-se, para isso, refletir sobre a relevância social e abertura ao diálogo interartes na obra do pintor, selecionar e analisar textos diversos com base nos paralelos com as pinturas e formular estratégias para um uso concomitante das obras no ensino em uma perspectiva de diálogos interartes. A obra de Maxwell Alexandre é tomada como referência inicial por deslocar as margens e periferias do Rio de Janeiro para o centro das imagens e com isso criar um acervo artístico de preservação e valorização dos modos de vida da população negra e periférica no Brasil. A partir disso, são traçados paralelos com músicas do gênero rap que trabalham temas semelhantes aos das obras do pintor. A metodologia do trabalho consiste na análise estrutural e temática das obras selecionadas do artista e dos textos de interface, assim como pesquisa da fortuna crítica relacionada às obras e revisão bibliográfica. A pesquisa se fundamenta na teoria dos multiletramentos que abrange tanto a multiplicidade de linguagens utilizadas nas diferentes obras abordadas como também na multiplicidade de culturas que representam com seu enfoque sobre culturas e vivências marginalizadas. Por fim, conclui-se que não só a obra de Maxwell Alexandre em si apresenta grandes potencialidades quando integrada ao ensino como, quando aberta ao diálogo interartes com outras obras, pode contribuir significativamente com os multiletramentos ao possibilitar o entrelaçamento de diferentes linguagens e mídias e ainda agir como estímulo à ação social a partir da conscientização provocada pelas temáticas apresentadas.