A utilização de jogos de origem africana apresenta-se como um recurso didático que oportuniza aos alunos o desenvolvimento de conceitos, habilidades e competências presentes no currículo da disciplina de Matemática, além de promover o contato com o legado histórico e científico advindo de um grupo que contribuiu para a formação social e cultural brasileira. Nesse contexto, o Campo de pesquisa em Etnomatemática mostra-se importante por sua preocupação com o processo de ensino e de aprendizagem a partir da realidade cultural de um povo, propondo uma didática interdisciplinar e transdisciplinar, visando que as compreensões em sala de aula transcendam os conteúdos tacitamente postos. Diante desse cenário, buscamos nesta pesquisa compreender: como jogos africanos podem contribuir para as teorias e práticas em sala de aula? Realizamos um estudo bibliográfico retomando as pesquisas produzidas dentro do campo de Etnomatemática, recorremos à fenomenologia como campo teórico/metodológico, a partir do qual constituímos ideias nucleares, que nos permitiram construir compreensões sobre o indagado. Dentro das Ideias Nucleares constituídas, destaca-se a utilização dos jogos para o ensino de determinados conteúdos em Matemática e as estratégias para a utilização dos jogos como recursos didático. Ainda, reafirma-se a relevância do ensino para além da matemática, propondo a tematização da cultura afro-brasileira em sala de aula, para que se possa também desenvolver uma conscientização e uma postura crítica frente aos preconceitos a culturas com raízes africanas.