O objetivo do presente trabalho foi apresentar a importância da implantação do projeto PIBID Biologia na Escola Municipal Elça Carvalho da Fonseca, na cidade de Cuité – PB. Trata-se de uma parceria da referida escola com o curso de licenciatura em Ciências Biológicas do Centro de Educação e Saúde (CES), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). A escola em questão tem um público bem diversificado, atendendo mais de 300 alunos vindos da zona urbana e rural. Com a implantação do projeto, foi notório um avanço no interesse dos estudantes em participar das aulas, tendo em vista as atividades práticas levadas pela equipe de discentes de iniciação à docência (bolsistas e voluntários) do projeto para sala de aula. O PIBID Biologia tem como principal objetivo realizar ações que estimulem os alunos a desenvolver seu protagonismo, tornando-o mais ativos dentro e fora do ambiente escolar. Ademais, serve para aproximá-los da universidade, onde terão a oportunidade de se familiarizarem com os programas e cursos que o campus pode disponibilizar para eles futuramente, como forma de incentivo. Dentre as primeiras ações do projeto, realizou-se um encontro na escola para que os universitários pudessem conhecer a estrutura da instituição, a gestão escolar, o corpo docente e também os estudantes. O primeiro contato entre licenciandos e alunos foi muito proveitoso. Na ocasião, foi apresentado o projeto político pedagógico da escola, abordando como pretendiam trabalhar e contribuir no aprendizado de uma maneira mais atrativa, motivando-os a engajar-se nas ações da escola.