O novo ensino médio tem sido um grande desafio tanto para os alunos quanto para professores, especialmente em relação às Unidades Curriculares (UC) que compõem as Trilhas de Aprofundamentos cujo objetivo é desenvolver competências e habilidades relacionadas ao Pensamento Computacional. Este artigo apresenta um relato de uma ação desenvolvida na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Maria Conceição de Araújo, com o objetivo de desenvolver estratégias de ensino do Pensamento Computacional utilizando a plataforma SCRATCH. A pesquisa foi realizada com alunos do segundo ano do ensino médio. Inicialmente, foram identificadas grandes dificuldades dos alunos em relação ao tema através de observações. Para enfrentar esse desafio, foram realizadas aulas no laboratório de informática da escola, nas quais os alunos tiveram a oportunidade de conhecer os comandos da plataforma SCRATCH e desenvolver jogos simples. Os resultados foram muito positivos, uma vez que houve um maior engajamento dos alunos nas aulas de Pensamento Computacional. Em uma enquete realizada, 100% dos alunos entrevistados responderam que os conceitos abordados nas aulas foram mais facilmente compreendidos com a metodologia utilizada. Após a realização das aulas com SCRATCH, foi perceptível que os alunos compreenderam melhor os conceitos de Pensamento Computacional. Isso sugere que o uso de plataformas digitais pode ser uma estratégia eficaz para ensinar habilidades complexas aos alunos. Portanto, o ensino do Pensamento Computacional utilizando a plataforma SCRATCH pode ser uma alternativa viável para enfrentar os desafios das Unidades Curriculares no novo ensino médio.