Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: O INSTAGRAM COMO FERRAMENTA EXCEPCIONAL PARA TRABALHAR OS GÊNEROS TEXTUAIS EM SALA DE AULA DO FUNDAMENTAL II

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100105
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7195
    "inscrito_id" => 6755
    "titulo" => "SEQUÊNCIA DIDÁTICA: O INSTAGRAM COMO FERRAMENTA EXCEPCIONAL PARA TRABALHAR OS GÊNEROS TEXTUAIS EM SALA DE AULA DO FUNDAMENTAL II"
    "resumo" => "Este artigo trata-se de uma discussão que nasce de uma atividade proposta na disciplina de Leitura e Produção de Gêneros II, do curso de Licenciatura Plena em Letras do Centro de Formação de Professores (CFP) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Foi trabalhado a partir das discussões realizadas nas aulas de forma remota, por advento da pandemia do COVID-19, textos sobre a aplicação dos gêneros textuais. Nessa perspectiva, a escolha pela rede social para este trabalho se deu através da dinamicidade e ludicidade proporcionada pela plataforma digital e também pela afinidade dos jovens, principalmente os alunos do fundamental II, estes que estão no auge da febre tecnológica atual. Dessa forma, pensamos em utilizar o Instagram como suporte para trabalhar os gêneros textuais em sala. Usamos para isso uma sequência didática como recurso nessa prática de ensino. Procuramos refletir no tocante aos textos que respaldam sobre o que são gêneros de autores como Dolz e Schneuwly (2004), Marcuschi (2008), Rojo (2017) e para servir de aparato nas reflexões acerca do Instagram recorremos Lipovetsky (2005) , para analisarmos o uso da rede social no contexto atual da sala de aula. Entendemos ainda que é papel fundamental do professor se adaptar as mais diversas mudanças que ocorrem ao longo dos anos e uma delas é o uso das redes socias a fim de inovar e ampliar as formas de ensinar os gêneros textuais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID6755_TB7195_07122023145834.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIANA MOREIRA DE QUEIROGA"
    "autor_nome_curto" => "MARIANA"
    "autor_email" => "marianamoreira201342@gmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100105
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7195
    "inscrito_id" => 6755
    "titulo" => "SEQUÊNCIA DIDÁTICA: O INSTAGRAM COMO FERRAMENTA EXCEPCIONAL PARA TRABALHAR OS GÊNEROS TEXTUAIS EM SALA DE AULA DO FUNDAMENTAL II"
    "resumo" => "Este artigo trata-se de uma discussão que nasce de uma atividade proposta na disciplina de Leitura e Produção de Gêneros II, do curso de Licenciatura Plena em Letras do Centro de Formação de Professores (CFP) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Foi trabalhado a partir das discussões realizadas nas aulas de forma remota, por advento da pandemia do COVID-19, textos sobre a aplicação dos gêneros textuais. Nessa perspectiva, a escolha pela rede social para este trabalho se deu através da dinamicidade e ludicidade proporcionada pela plataforma digital e também pela afinidade dos jovens, principalmente os alunos do fundamental II, estes que estão no auge da febre tecnológica atual. Dessa forma, pensamos em utilizar o Instagram como suporte para trabalhar os gêneros textuais em sala. Usamos para isso uma sequência didática como recurso nessa prática de ensino. Procuramos refletir no tocante aos textos que respaldam sobre o que são gêneros de autores como Dolz e Schneuwly (2004), Marcuschi (2008), Rojo (2017) e para servir de aparato nas reflexões acerca do Instagram recorremos Lipovetsky (2005) , para analisarmos o uso da rede social no contexto atual da sala de aula. Entendemos ainda que é papel fundamental do professor se adaptar as mais diversas mudanças que ocorrem ao longo dos anos e uma delas é o uso das redes socias a fim de inovar e ampliar as formas de ensinar os gêneros textuais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID6755_TB7195_07122023145834.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIANA MOREIRA DE QUEIROGA"
    "autor_nome_curto" => "MARIANA"
    "autor_email" => "marianamoreira201342@gmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este artigo trata-se de uma discussão que nasce de uma atividade proposta na disciplina de Leitura e Produção de Gêneros II, do curso de Licenciatura Plena em Letras do Centro de Formação de Professores (CFP) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Foi trabalhado a partir das discussões realizadas nas aulas de forma remota, por advento da pandemia do COVID-19, textos sobre a aplicação dos gêneros textuais. Nessa perspectiva, a escolha pela rede social para este trabalho se deu através da dinamicidade e ludicidade proporcionada pela plataforma digital e também pela afinidade dos jovens, principalmente os alunos do fundamental II, estes que estão no auge da febre tecnológica atual. Dessa forma, pensamos em utilizar o Instagram como suporte para trabalhar os gêneros textuais em sala. Usamos para isso uma sequência didática como recurso nessa prática de ensino. Procuramos refletir no tocante aos textos que respaldam sobre o que são gêneros de autores como Dolz e Schneuwly (2004), Marcuschi (2008), Rojo (2017) e para servir de aparato nas reflexões acerca do Instagram recorremos Lipovetsky (2005) , para analisarmos o uso da rede social no contexto atual da sala de aula. Entendemos ainda que é papel fundamental do professor se adaptar as mais diversas mudanças que ocorrem ao longo dos anos e uma delas é o uso das redes socias a fim de inovar e ampliar as formas de ensinar os gêneros textuais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.