Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DE HQ'S, CORDÉIS E JOGOS COMO RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática e Currículo
0 of 0
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99570 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6475 "inscrito_id" => 16039 "titulo" => "O USO DE HQ'S, CORDÉIS E JOGOS COMO RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES" "resumo" => "O presente estudo tem por finalidade analisar possíveis novos recursos didáticos para o ensino de história na educação básica. Nesse sentido, após a realização de pesquisa em diversos portais, como o Google acadêmico, o portal de periódicos da CAPES e a\u{A0} Scientific Eletronic Library Online (SciELO) - que por meio da filtração de resultados utilizando operadores booleanos encontraram-se autores como José Ferreira Júnior, Douglas Mota Xavier, Circe Maria Fernandes Bittencourt - é possível afirmar que a história enquanto disciplina escolar pode utilizar como recursos e/ou matérias didáticos: histórias em quadrinhos (HQ's); cordéis; jogos, como o RPG - entre outros - além do tradicional livro didático, e por intermédio de uma educação multidimensional. Além disso, conclui-se que a utilização dos materiais anteriormente citados acabam por resultar em desafios para os professores da rede básica em razão de diversos fatores como, por exemplo, a estrutura escolar específica necessária para utilização dos novos recursos didáticos, a qual nem sempre é funcional, mas também novas possibilidades para a história ensinada nas instituições escolares de nível fundamental II e/ou no ensino médio, em razão de ao serem usufruídos acabam por gerar em uma educação que foge do bancarismo ao utilizar as denominadas metodologias ativas de ensinoO presente estudo tem por finalidade analisar possíveis novos recursos didáticos para o ensino de história na educação básica. Nesse sentido, após a realização " "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID16039_TB6475_23062023135621.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDUARDO BRUNO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "EDUARDO" "autor_email" => "eduardo.bruno@estudante.u" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99570 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6475 "inscrito_id" => 16039 "titulo" => "O USO DE HQ'S, CORDÉIS E JOGOS COMO RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES" "resumo" => "O presente estudo tem por finalidade analisar possíveis novos recursos didáticos para o ensino de história na educação básica. Nesse sentido, após a realização de pesquisa em diversos portais, como o Google acadêmico, o portal de periódicos da CAPES e a\u{A0} Scientific Eletronic Library Online (SciELO) - que por meio da filtração de resultados utilizando operadores booleanos encontraram-se autores como José Ferreira Júnior, Douglas Mota Xavier, Circe Maria Fernandes Bittencourt - é possível afirmar que a história enquanto disciplina escolar pode utilizar como recursos e/ou matérias didáticos: histórias em quadrinhos (HQ's); cordéis; jogos, como o RPG - entre outros - além do tradicional livro didático, e por intermédio de uma educação multidimensional. Além disso, conclui-se que a utilização dos materiais anteriormente citados acabam por resultar em desafios para os professores da rede básica em razão de diversos fatores como, por exemplo, a estrutura escolar específica necessária para utilização dos novos recursos didáticos, a qual nem sempre é funcional, mas também novas possibilidades para a história ensinada nas instituições escolares de nível fundamental II e/ou no ensino médio, em razão de ao serem usufruídos acabam por gerar em uma educação que foge do bancarismo ao utilizar as denominadas metodologias ativas de ensinoO presente estudo tem por finalidade analisar possíveis novos recursos didáticos para o ensino de história na educação básica. Nesse sentido, após a realização " "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID16039_TB6475_23062023135621.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDUARDO BRUNO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "EDUARDO" "autor_email" => "eduardo.bruno@estudante.u" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente estudo tem por finalidade analisar possíveis novos recursos didáticos para o ensino de história na educação básica. Nesse sentido, após a realização de pesquisa em diversos portais, como o Google acadêmico, o portal de periódicos da CAPES e a  Scientific Eletronic Library Online (SciELO) - que por meio da filtração de resultados utilizando operadores booleanos encontraram-se autores como José Ferreira Júnior, Douglas Mota Xavier, Circe Maria Fernandes Bittencourt - é possível afirmar que a história enquanto disciplina escolar pode utilizar como recursos e/ou matérias didáticos: histórias em quadrinhos (HQ's); cordéis; jogos, como o RPG - entre outros - além do tradicional livro didático, e por intermédio de uma educação multidimensional. Além disso, conclui-se que a utilização dos materiais anteriormente citados acabam por resultar em desafios para os professores da rede básica em razão de diversos fatores como, por exemplo, a estrutura escolar específica necessária para utilização dos novos recursos didáticos, a qual nem sempre é funcional, mas também novas possibilidades para a história ensinada nas instituições escolares de nível fundamental II e/ou no ensino médio, em razão de ao serem usufruídos acabam por gerar em uma educação que foge do bancarismo ao utilizar as denominadas metodologias ativas de ensino

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.