Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DE HQ'S, CORDÉIS E JOGOS COMO RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática e Currículo
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99570
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6475
    "inscrito_id" => 16039
    "titulo" => "O USO DE HQ'S, CORDÉIS E JOGOS COMO RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES"
    "resumo" => "O presente estudo tem por finalidade analisar possíveis novos recursos didáticos para o ensino de história na educação básica. Nesse sentido, após a realização de pesquisa em diversos portais, como o Google acadêmico, o portal de periódicos da CAPES e a\u{A0} Scientific Eletronic Library Online (SciELO) - que por meio da filtração de resultados utilizando operadores booleanos encontraram-se autores como José Ferreira Júnior, Douglas Mota Xavier, Circe Maria Fernandes Bittencourt - é possível afirmar que a história enquanto disciplina escolar pode utilizar como recursos e/ou matérias didáticos: histórias em quadrinhos (HQ's); cordéis; jogos, como o RPG - entre outros - além do tradicional livro didático, e por intermédio de uma educação multidimensional. Além disso, conclui-se que a utilização dos materiais anteriormente citados acabam por resultar em desafios para os professores da rede básica em razão de diversos fatores como, por exemplo, a estrutura escolar específica necessária para utilização dos novos recursos didáticos, a qual nem sempre é funcional, mas também novas possibilidades para a história ensinada nas instituições escolares de nível fundamental II e/ou no ensino médio, em razão de ao serem usufruídos acabam por gerar em uma educação que foge do bancarismo ao utilizar as denominadas metodologias ativas de ensino"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID16039_TB6475_23062023135621.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDUARDO BRUNO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "EDUARDO"
    "autor_email" => "eduardo.bruno@estudante.u"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99570
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6475
    "inscrito_id" => 16039
    "titulo" => "O USO DE HQ'S, CORDÉIS E JOGOS COMO RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES"
    "resumo" => "O presente estudo tem por finalidade analisar possíveis novos recursos didáticos para o ensino de história na educação básica. Nesse sentido, após a realização de pesquisa em diversos portais, como o Google acadêmico, o portal de periódicos da CAPES e a\u{A0} Scientific Eletronic Library Online (SciELO) - que por meio da filtração de resultados utilizando operadores booleanos encontraram-se autores como José Ferreira Júnior, Douglas Mota Xavier, Circe Maria Fernandes Bittencourt - é possível afirmar que a história enquanto disciplina escolar pode utilizar como recursos e/ou matérias didáticos: histórias em quadrinhos (HQ's); cordéis; jogos, como o RPG - entre outros - além do tradicional livro didático, e por intermédio de uma educação multidimensional. Além disso, conclui-se que a utilização dos materiais anteriormente citados acabam por resultar em desafios para os professores da rede básica em razão de diversos fatores como, por exemplo, a estrutura escolar específica necessária para utilização dos novos recursos didáticos, a qual nem sempre é funcional, mas também novas possibilidades para a história ensinada nas instituições escolares de nível fundamental II e/ou no ensino médio, em razão de ao serem usufruídos acabam por gerar em uma educação que foge do bancarismo ao utilizar as denominadas metodologias ativas de ensino"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID16039_TB6475_23062023135621.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDUARDO BRUNO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "EDUARDO"
    "autor_email" => "eduardo.bruno@estudante.u"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente estudo tem por finalidade analisar possíveis novos recursos didáticos para o ensino de história na educação básica. Nesse sentido, após a realização de pesquisa em diversos portais, como o Google acadêmico, o portal de periódicos da CAPES e a  Scientific Eletronic Library Online (SciELO) - que por meio da filtração de resultados utilizando operadores booleanos encontraram-se autores como José Ferreira Júnior, Douglas Mota Xavier, Circe Maria Fernandes Bittencourt - é possível afirmar que a história enquanto disciplina escolar pode utilizar como recursos e/ou matérias didáticos: histórias em quadrinhos (HQ's); cordéis; jogos, como o RPG - entre outros - além do tradicional livro didático, e por intermédio de uma educação multidimensional. Além disso, conclui-se que a utilização dos materiais anteriormente citados acabam por resultar em desafios para os professores da rede básica em razão de diversos fatores como, por exemplo, a estrutura escolar específica necessária para utilização dos novos recursos didáticos, a qual nem sempre é funcional, mas também novas possibilidades para a história ensinada nas instituições escolares de nível fundamental II e/ou no ensino médio, em razão de ao serem usufruídos acabam por gerar em uma educação que foge do bancarismo ao utilizar as denominadas metodologias ativas de ensino

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.