Este estudo se propõe a explorar a inserção do letramento em Inteligência Artificial (IA) na educação básica, um campo emergente e de grande relevância no cenário acadêmico atual. A questão central abordada é a análise do estado atual do letramento em IA nas pesquisas acadêmicas e a identificação de possíveis caminhos para sua implementação no sistema educacional brasileiro. Para atingir esse objetivo, o estudo emprega uma metodologia de pesquisa bibliográfica e documental, envolvendo uma revisão de literatura em bases de dados acadêmicas e a análise de documentos oficiais relacionados ao currículo educacional brasileiro. Assim, busca-se compreender o panorama atual do letramento em IA e identificar as barreiras e oportunidades para sua implementação. As considerações finais apontam para a existência de oportunidades significativas para a integração do letramento em IA no currículo educacional, especialmente à luz da recente lei de inclusão digital (L14.533/23) e da inclusão do ensino de computação de forma complementar na Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2022). O estudo conclui com a proposição de recomendações para a implementação efetiva do letramento em IA na educação brasileira, visando preparar os estudantes para a crescente presença da IA em diversos aspectos da vida cotidiana.