Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELAÇÃO ESCOLA, FAMÍLIA E SAÚDE: ELO ESSENCIAL PARA A EFETIVAÇÃO DA INCLUSÃO DA CRIANÇA COM TEA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100322
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7500
    "inscrito_id" => 22149
    "titulo" => "RELAÇÃO ESCOLA, FAMÍLIA E SAÚDE: ELO ESSENCIAL PARA A EFETIVAÇÃO DA INCLUSÃO DA CRIANÇA COM TEA NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "O presente artigo busca refletir sobre de que modo ocorrem os diálogos e quais contribuições que a relação próxima entre família-escola-saúde pode promover de forma integral na inclusão e desenvolvimento para crianças que fazem parte do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) da Educação Infantil, Grupo V, de uma Escola Municipal do Recife, sendo este um trabalho produzido por meio do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência). A realidade educacional possui várias lacunas ao que se espera de uma educação equitativa e de qualidade, trazendo para o cenário da inclusão, percebemos que os enfrentamentos são diversos, sobretudo no contexto da Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, primordial para o desenvolvimento cognitivo, ético, estético, moral, físico e emocional das crianças. Nesse viés, um dos pontos em perspectiva é como se dá a relação família-escola-saúde, a intersetorialidade entre saúde e educação, para a efetivação da inclusão no cenário educacional. Metodologicamente, a pesquisa é de caráter qualitativo, utilizando como instrumento de coleta de dados: observação participante, registro em diário de campo e entrevistas semiestruturada. No entanto, apesar da pesquisa se encontrar em processo de desenvolvimento, já é perceptível por meio da análise de dados iniciais, que é essencial a articulação entre família, escola e saúde para a promoção do desenvolvimento integral do sujeito, tanto no âmbito da comunicação social, interação social e comportamental das crianças com TEA. Vale ressaltar que o artigo tem sustentação por intermédio do PIBID, cuja vivência das pibidianas foi o propósito inicial para a elucidação deste objeto de pesquisa, com temáticas riquíssimas para o campo da inclusão e da educação infantil para crianças com TEA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID22149_TB7500_10122023231631.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MIRELY NATHALIA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MIRELY"
    "autor_email" => "mirely.mns@ufpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100322
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7500
    "inscrito_id" => 22149
    "titulo" => "RELAÇÃO ESCOLA, FAMÍLIA E SAÚDE: ELO ESSENCIAL PARA A EFETIVAÇÃO DA INCLUSÃO DA CRIANÇA COM TEA NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "O presente artigo busca refletir sobre de que modo ocorrem os diálogos e quais contribuições que a relação próxima entre família-escola-saúde pode promover de forma integral na inclusão e desenvolvimento para crianças que fazem parte do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) da Educação Infantil, Grupo V, de uma Escola Municipal do Recife, sendo este um trabalho produzido por meio do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência). A realidade educacional possui várias lacunas ao que se espera de uma educação equitativa e de qualidade, trazendo para o cenário da inclusão, percebemos que os enfrentamentos são diversos, sobretudo no contexto da Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, primordial para o desenvolvimento cognitivo, ético, estético, moral, físico e emocional das crianças. Nesse viés, um dos pontos em perspectiva é como se dá a relação família-escola-saúde, a intersetorialidade entre saúde e educação, para a efetivação da inclusão no cenário educacional. Metodologicamente, a pesquisa é de caráter qualitativo, utilizando como instrumento de coleta de dados: observação participante, registro em diário de campo e entrevistas semiestruturada. No entanto, apesar da pesquisa se encontrar em processo de desenvolvimento, já é perceptível por meio da análise de dados iniciais, que é essencial a articulação entre família, escola e saúde para a promoção do desenvolvimento integral do sujeito, tanto no âmbito da comunicação social, interação social e comportamental das crianças com TEA. Vale ressaltar que o artigo tem sustentação por intermédio do PIBID, cuja vivência das pibidianas foi o propósito inicial para a elucidação deste objeto de pesquisa, com temáticas riquíssimas para o campo da inclusão e da educação infantil para crianças com TEA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID22149_TB7500_10122023231631.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MIRELY NATHALIA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MIRELY"
    "autor_email" => "mirely.mns@ufpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente artigo busca refletir sobre de que modo ocorrem os diálogos e quais contribuições que a relação próxima entre família-escola-saúde pode promover de forma integral na inclusão e desenvolvimento para crianças que fazem parte do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) da Educação Infantil, Grupo V, de uma Escola Municipal do Recife, sendo este um trabalho produzido por meio do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência). A realidade educacional possui várias lacunas ao que se espera de uma educação equitativa e de qualidade, trazendo para o cenário da inclusão, percebemos que os enfrentamentos são diversos, sobretudo no contexto da Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, primordial para o desenvolvimento cognitivo, ético, estético, moral, físico e emocional das crianças. Nesse viés, um dos pontos em perspectiva é como se dá a relação família-escola-saúde, a intersetorialidade entre saúde e educação, para a efetivação da inclusão no cenário educacional. Metodologicamente, a pesquisa é de caráter qualitativo, utilizando como instrumento de coleta de dados: observação participante, registro em diário de campo e entrevistas semiestruturada. No entanto, apesar da pesquisa se encontrar em processo de desenvolvimento, já é perceptível por meio da análise de dados iniciais, que é essencial a articulação entre família, escola e saúde para a promoção do desenvolvimento integral do sujeito, tanto no âmbito da comunicação social, interação social e comportamental das crianças com TEA. Vale ressaltar que o artigo tem sustentação por intermédio do PIBID, cuja vivência das pibidianas foi o propósito inicial para a elucidação deste objeto de pesquisa, com temáticas riquíssimas para o campo da inclusão e da educação infantil para crianças com TEA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.