O objetivo da pesquisa é analisar os documentos orientadores para a elaboração e implementação da BNCC e a construção do Currículo de Referência de Minas Gerais. Foi realizado uma pesquisa bibliográfica nas bases de dados: LILACS, SCIELO e GOOGLE ACADÊMICO, a partir dos termos “BNCC”, “BNCC e Currículo”, “Implementação e BNCC” e “Currículo”. Como critério de inclusão, somente produções científicas produzidas a partir de 2017 (ano de homologação da BNCC) foram selecionadas. Foi realizada a leitura e análise dos documentos que tratam da implementação da BNCC (Pro-BNCC) e o Currículo de Referência de Minas Gerais. Outros documentos analisados: RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 2, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2017; 2- PORTARIA Nº 331, DE 5 DE ABRIL DE 2018; Programa de Apoio à Implementação da BNCC – ProBNCC - Documento Orientador 2019; GUIA DE IMPLEMENTAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR - Orientações para o processo de implementação da BNCC 2020, e; Currículo de Referência de Minas Gerais. As análises preliminares dos documentos revelaram que o estado de Minas Gerais e seus municípios seguiram a opção de em regime de colaboração para construir um currículo de referência para todo o estado, o que torna-se contraditório, diante de um estado com tantos municípios, regionalidades e culturas diversas, indo na contramão da proposta de valorização da parte diversificada do currículo, que deve garantir as especificidades locais. Além disso, o processo de implementação deu-se de forma verticalizada, com representação indicada em grande parte pelo estado e papel diminuído dos professores do “chão da escola”. Concluímos, até o momento, que esse processo tem seguido os mesmos referenciais éticos-políticos, organizativos e epistemológicos que orientaram a BNCC, centralizando e verticalizando o processo de construção curricular e objetivando materializar o projeto burguês de formação humana e educacional para uma nova sociabilidade.