Sabe-se que as temáticas que contemplam a Educação Ambiental continuam ativa na agenda das preocupações atuais mundiais, sobretudo, no tocante a qualidade de vida humana e sua sustentabilidade para o futuro. Por ser presente nos diversos espaços e contextos da experiência humana, dentre eles, o escolar, a Educação Ambiental proporciona impactos nas ações que orientam as várias vertentes da aprendizagem, dentre elas, aquelas que incidem sobre os equilibrados usos dos bens naturais. Neste, sentido o desperdício alimentar, surge por abranger e movimentar uma cadeia produtiva, que contribui para o impacto ambiental. Assim, com a necessidade que mobilizar estudantes de uma escola de ensino médio integrado ao profissionalizante, no município de Crateús-CE, através de ações práticas de controle de resíduos alimentares foram necessárias para reflexões, olhares científicos e socioeducativos. O objetivo do estudo foi avaliar a produção de resíduos alimentares, no fortalecimento de uma campanha em conscientização contra o desperdício de alimentos na escola. Trata-se de um estudo de caso descritivo, com coleta dos dados, durante o primeiro semestre de 2023, realizado em uma escola de ensino médio profissionalizante em tempo integral. Foram monitoradas doze turmas, totalizando uma amostra de 530 estudantes participantes. A partir da pesagem diária, no período dos dias uteis e letivos, verificou-se a quantidade de alimentos produzidos e distribuídos e considerados como resto alimentar apenas a refeição do almoço. Após o fechamento de cada mês, entre fevereiro a junho, realizou-se a divulgação de desperdício de cada turma, somente dos valores (em Kg) dos resíduos, não considerando ossos ou cascas. Nos resultados, percebeu-se a preocupação dos estudantes em controlar os desperdícios, após perceberem os quantitativos médio expostos mensalmente por cada turma. Contudo, ocorreu uma intervenção educativa que possibilitou a sensibilização dos estudantes quanto ao desperdício de alimentos, resultando em impacto significativo para a comunidade escolar.