O presente artigo vem abordar uma reflexão atual sobre o uso das novas tecnologias da informação e comunicação (NTICs), mais precisamente os aplicativos móveis e as redes sociais e a importância da sua aplicabilidade no contexto escolar, pois os aplicativos móveis que nada mais são que softwares que desempenham objetivos específicos em smartphones e tablets, vem sendo uma tendência tecnológica que cada vez mais se populariza e se torna essencial em nossa sociedade atual, pois há diversos aplicativos que são de grande utilidade, que vão desde os editores de fotos, aplicativos de Bancos como também os aplicativos educacionais, que fornecem serviços de grande utilidade ao alcance da palma da mão. Assim como as redes sociais, que nos dias atuais vem sendo bastante útil na maneira ágio e eficaz na transmissão da informação e comunicação. E inseridas no âmbito educacional, os estudantes podem acessar diversos conteúdos orientados pelos professores, podendo também proporcionar aos educandos a participação de fóruns para a discussão de temas vistos em sala e até grupos online para auxiliar na interação com outros alunos. O referido trabalho metodologicamente optou-se por uma revisão bibliográfica, onde nos debruçamos sobre estudos de autores como Kalinke (1999) e Levy (1990), onde ambos ressaltam a importância da formação docente, principalmente no que diz respeito ao conhecimento em rede para que o educador além de manusear as ferramentas tecnológicas que a escola possibilita, possa poder inserir e aplicá-las dentro de um contexto pedagógico. Sendo assim, concluímos, reconhecendo que os recursos tecnológicos na escola já se fazem presentes, mas que, ainda, precisam ser melhores utilizados, em especial, pelos professores, pois, a influência que as ferramentas tecnológicas exercem sobre a sociedade em geral, atualmente, é uma realidade, e precisam ser aproveitadas no contexto escolar educacional brasileiro com urgência.