O presente estudo tem como objetivo problematizar sobre a importância da neurodiversidade como perspectiva inclusiva e discutir estratégias para promover a inclusão de alunos com TEA no contexto escolar, visando alcançar os objetivos educacionais. O conceito de neurodiversidade no contexto autista dá ênfase a aceitação, inclusão e valorização de pessoas com autismo como elas são, reconhecendo suas habilidades e contribuições para a sociedade. A pesquisa foi elaborada a partir de uma revisão bibliográfica, de caráter qualitativo, em artigos publicados no portal periódicos Capes a partir dos descritores: neurodiversidade and Inclusão and Autismo. A partir dos artigos analisados, adotou-se como pressupostos teóricos as contribuições de Masataka (2017), Lorez (2014), Armstrong (2012), Borsa (2012), DuBay e Watson (2019), Vasconcellos (2019), Wou e Brito (2023) e Sholl-Franco, Alfred (2023). A partir dos textos analisados foi possível perceber que o reconhecimento da neurodiversidade é um desafio e que, apesar dos avanços legais, a exemplo da Lei Berenice Piana – Lei Federal n° 12.764, a comunidade escolar carece de saberes e estratégias para promover a inclusão escolar. Os profissionais nas escolas devem estar preparados para acolher a neurodiversidade autista de uma forma integral, garantindo o direito à educação, à inclusão e ao bem-estar de todos os alunos.