Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO POTENCIADORA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA

Palavra-chaves: RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, ENSINO-APRENDIZAGEM Pôster (PO) EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9770
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 692
    "inscrito_id" => 1226
    "titulo" => "A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO POTENCIADORA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA"
    "resumo" => "É indiscutível a importância da resolução de problemas no âmbito da educação matemática, e uma forma de torna-la, mas interessante para os alunos na sua formação de pessoas capazes de desenvolver um senso critico, e acrescentar a este a  Educação Matemática Critica onde trabalhamos com temas de origem sociais, culturais e política, que envolvem o meio em que o aluno esta inserido , de forma a proporcionar para eles o estudo de matemática acessível. Observamos então na junção da resolução de problemas na perspectiva de uma matemática critica, um casamento interessante onde um se torna aliado do outro , de forma a potencializar as capacidades do outro . Pois fica muito mais atual quando se trabalha a resolução de problemas voltada para aspectos do meio ao qual o aluno está envolvido , levando em consideração o momento , ou seja fatos atuais que podem estar acontecendo por entre e além dos muros da escola, com o objetivo de problematizar o papel da matemática na sociedade.A pesquisa será desenvolvida na forma de oficina para alunos do Ensino de Jovens e Adultos onde será proposto dez problemas matemáticos elaborados em uma perspectiva da educação critica com o foco de estimular a reflexão, promovendo o dialogo em sala de aula e a formação de opiniões fazendo com que o aluno saia do papel passivo e passe ter um papel ativo em sala de aula.Pensando nas dificuldades dos alunos de observar o quanto a matemática está presente no cotidiano, estuda-la numa forma mais critica, o fará perceber o quanto ela se destaca na sociedade, fazendo um trabalho de conscientização dos alunos, e ao resolverem esse problemas baseados na matemática critica, os alunos percebam o quanto a matemática esta inserida na sociedade como um todo, e assim estimulá-los a querer participar dessa construção de conhecimento , onde o principal objetivo não seria o resultado do problema por si só , mas sim os meios que os levam a chegar a ele , os pensamentos que foram construídos ao longo do processo.Na atualidade a escola vem se tornando algo desinteressante para o aluno, desconecto de sua realidade, pensando assim, trabalhar a resolução de problemas com uma visão da Educação Matemática Critica pode ser uma alternativa de chamar a atenção do aluno, provocando-o a pensar criticamente, refletindo sobre questões do meio em que vive."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS"
    "palavra_chave" => "RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_04_11_2014_17_50_45_idinscrito_1226_d2e00a723d3bab8cf2be6f33b9c52483.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRIELY IRIS SILVA DE ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "ANDRIELY"
    "autor_email" => "andriely_iris21@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9770
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 692
    "inscrito_id" => 1226
    "titulo" => "A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO POTENCIADORA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA"
    "resumo" => "É indiscutível a importância da resolução de problemas no âmbito da educação matemática, e uma forma de torna-la, mas interessante para os alunos na sua formação de pessoas capazes de desenvolver um senso critico, e acrescentar a este a  Educação Matemática Critica onde trabalhamos com temas de origem sociais, culturais e política, que envolvem o meio em que o aluno esta inserido , de forma a proporcionar para eles o estudo de matemática acessível. Observamos então na junção da resolução de problemas na perspectiva de uma matemática critica, um casamento interessante onde um se torna aliado do outro , de forma a potencializar as capacidades do outro . Pois fica muito mais atual quando se trabalha a resolução de problemas voltada para aspectos do meio ao qual o aluno está envolvido , levando em consideração o momento , ou seja fatos atuais que podem estar acontecendo por entre e além dos muros da escola, com o objetivo de problematizar o papel da matemática na sociedade.A pesquisa será desenvolvida na forma de oficina para alunos do Ensino de Jovens e Adultos onde será proposto dez problemas matemáticos elaborados em uma perspectiva da educação critica com o foco de estimular a reflexão, promovendo o dialogo em sala de aula e a formação de opiniões fazendo com que o aluno saia do papel passivo e passe ter um papel ativo em sala de aula.Pensando nas dificuldades dos alunos de observar o quanto a matemática está presente no cotidiano, estuda-la numa forma mais critica, o fará perceber o quanto ela se destaca na sociedade, fazendo um trabalho de conscientização dos alunos, e ao resolverem esse problemas baseados na matemática critica, os alunos percebam o quanto a matemática esta inserida na sociedade como um todo, e assim estimulá-los a querer participar dessa construção de conhecimento , onde o principal objetivo não seria o resultado do problema por si só , mas sim os meios que os levam a chegar a ele , os pensamentos que foram construídos ao longo do processo.Na atualidade a escola vem se tornando algo desinteressante para o aluno, desconecto de sua realidade, pensando assim, trabalhar a resolução de problemas com uma visão da Educação Matemática Critica pode ser uma alternativa de chamar a atenção do aluno, provocando-o a pensar criticamente, refletindo sobre questões do meio em que vive."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS"
    "palavra_chave" => "RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_04_11_2014_17_50_45_idinscrito_1226_d2e00a723d3bab8cf2be6f33b9c52483.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRIELY IRIS SILVA DE ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "ANDRIELY"
    "autor_email" => "andriely_iris21@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

É indiscutível a importância da resolução de problemas no âmbito da educação matemática, e uma forma de torna-la, mas interessante para os alunos na sua formação de pessoas capazes de desenvolver um senso critico, e acrescentar a este a Educação Matemática Critica onde trabalhamos com temas de origem sociais, culturais e política, que envolvem o meio em que o aluno esta inserido , de forma a proporcionar para eles o estudo de matemática acessível. Observamos então na junção da resolução de problemas na perspectiva de uma matemática critica, um casamento interessante onde um se torna aliado do outro , de forma a potencializar as capacidades do outro . Pois fica muito mais atual quando se trabalha a resolução de problemas voltada para aspectos do meio ao qual o aluno está envolvido , levando em consideração o momento , ou seja fatos atuais que podem estar acontecendo por entre e além dos muros da escola, com o objetivo de problematizar o papel da matemática na sociedade.A pesquisa será desenvolvida na forma de oficina para alunos do Ensino de Jovens e Adultos onde será proposto dez problemas matemáticos elaborados em uma perspectiva da educação critica com o foco de estimular a reflexão, promovendo o dialogo em sala de aula e a formação de opiniões fazendo com que o aluno saia do papel passivo e passe ter um papel ativo em sala de aula.Pensando nas dificuldades dos alunos de observar o quanto a matemática está presente no cotidiano, estuda-la numa forma mais critica, o fará perceber o quanto ela se destaca na sociedade, fazendo um trabalho de conscientização dos alunos, e ao resolverem esse problemas baseados na matemática critica, os alunos percebam o quanto a matemática esta inserida na sociedade como um todo, e assim estimulá-los a querer participar dessa construção de conhecimento , onde o principal objetivo não seria o resultado do problema por si só , mas sim os meios que os levam a chegar a ele , os pensamentos que foram construídos ao longo do processo.Na atualidade a escola vem se tornando algo desinteressante para o aluno, desconecto de sua realidade, pensando assim, trabalhar a resolução de problemas com uma visão da Educação Matemática Critica pode ser uma alternativa de chamar a atenção do aluno, provocando-o a pensar criticamente, refletindo sobre questões do meio em que vive.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.