Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

Visualizações: 244
A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO POTENCIADORA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA

Palavra-chaves: RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, ENSINO-APRENDIZAGEM Pôster (PO) EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS Publicado em 22 de novembro de 2014

Resumo

É indiscutível a importância da resolução de problemas no âmbito da educação matemática, e uma forma de torna-la, mas interessante para os alunos na sua formação de pessoas capazes de desenvolver um senso critico, e acrescentar a este a Educação Matemática Critica onde trabalhamos com temas de origem sociais, culturais e política, que envolvem o meio em que o aluno esta inserido , de forma a proporcionar para eles o estudo de matemática acessível. Observamos então na junção da resolução de problemas na perspectiva de uma matemática critica, um casamento interessante onde um se torna aliado do outro , de forma a potencializar as capacidades do outro . Pois fica muito mais atual quando se trabalha a resolução de problemas voltada para aspectos do meio ao qual o aluno está envolvido , levando em consideração o momento , ou seja fatos atuais que podem estar acontecendo por entre e além dos muros da escola, com o objetivo de problematizar o papel da matemática na sociedade.A pesquisa será desenvolvida na forma de oficina para alunos do Ensino de Jovens e Adultos onde será proposto dez problemas matemáticos elaborados em uma perspectiva da educação critica com o foco de estimular a reflexão, promovendo o dialogo em sala de aula e a formação de opiniões fazendo com que o aluno saia do papel passivo e passe ter um papel ativo em sala de aula.Pensando nas dificuldades dos alunos de observar o quanto a matemática está presente no cotidiano, estuda-la numa forma mais critica, o fará perceber o quanto ela se destaca na sociedade, fazendo um trabalho de conscientização dos alunos, e ao resolverem esse problemas baseados na matemática critica, os alunos percebam o quanto a matemática esta inserida na sociedade como um todo, e assim estimulá-los a querer participar dessa construção de conhecimento , onde o principal objetivo não seria o resultado do problema por si só , mas sim os meios que os levam a chegar a ele , os pensamentos que foram construídos ao longo do processo.Na atualidade a escola vem se tornando algo desinteressante para o aluno, desconecto de sua realidade, pensando assim, trabalhar a resolução de problemas com uma visão da Educação Matemática Critica pode ser uma alternativa de chamar a atenção do aluno, provocando-o a pensar criticamente, refletindo sobre questões do meio em que vive.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.