A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO POTENCIADORA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 9770 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 692 "inscrito_id" => 1226 "titulo" => "A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO POTENCIADORA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA" "resumo" => "É indiscutível a importância da resolução de problemas no âmbito da educação matemática, e uma forma de torna-la, mas interessante para os alunos na sua formação de pessoas capazes de desenvolver um senso critico, e acrescentar a este a Educação Matemática Critica onde trabalhamos com temas de origem sociais, culturais e política, que envolvem o meio em que o aluno esta inserido , de forma a proporcionar para eles o estudo de matemática acessível. Observamos então na junção da resolução de problemas na perspectiva de uma matemática critica, um casamento interessante onde um se torna aliado do outro , de forma a potencializar as capacidades do outro . Pois fica muito mais atual quando se trabalha a resolução de problemas voltada para aspectos do meio ao qual o aluno está envolvido , levando em consideração o momento , ou seja fatos atuais que podem estar acontecendo por entre e além dos muros da escola, com o objetivo de problematizar o papel da matemática na sociedade.A pesquisa será desenvolvida na forma de oficina para alunos do Ensino de Jovens e Adultos onde será proposto dez problemas matemáticos elaborados em uma perspectiva da educação critica com o foco de estimular a reflexão, promovendo o dialogo em sala de aula e a formação de opiniões fazendo com que o aluno saia do papel passivo e passe ter um papel ativo em sala de aula.Pensando nas dificuldades dos alunos de observar o quanto a matemática está presente no cotidiano, estuda-la numa forma mais critica, o fará perceber o quanto ela se destaca na sociedade, fazendo um trabalho de conscientização dos alunos, e ao resolverem esse problemas baseados na matemática critica, os alunos percebam o quanto a matemática esta inserida na sociedade como um todo, e assim estimulá-los a querer participar dessa construção de conhecimento , onde o principal objetivo não seria o resultado do problema por si só , mas sim os meios que os levam a chegar a ele , os pensamentos que foram construídos ao longo do processo.Na atualidade a escola vem se tornando algo desinteressante para o aluno, desconecto de sua realidade, pensando assim, trabalhar a resolução de problemas com uma visão da Educação Matemática Critica pode ser uma alternativa de chamar a atenção do aluno, provocando-o a pensar criticamente, refletindo sobre questões do meio em que vive." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS" "palavra_chave" => "RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, ENSINO-APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_04_11_2014_17_50_45_idinscrito_1226_d2e00a723d3bab8cf2be6f33b9c52483.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRIELY IRIS SILVA DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "ANDRIELY" "autor_email" => "andriely_iris21@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9770 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 692 "inscrito_id" => 1226 "titulo" => "A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO POTENCIADORA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA" "resumo" => "É indiscutível a importância da resolução de problemas no âmbito da educação matemática, e uma forma de torna-la, mas interessante para os alunos na sua formação de pessoas capazes de desenvolver um senso critico, e acrescentar a este a Educação Matemática Critica onde trabalhamos com temas de origem sociais, culturais e política, que envolvem o meio em que o aluno esta inserido , de forma a proporcionar para eles o estudo de matemática acessível. Observamos então na junção da resolução de problemas na perspectiva de uma matemática critica, um casamento interessante onde um se torna aliado do outro , de forma a potencializar as capacidades do outro . Pois fica muito mais atual quando se trabalha a resolução de problemas voltada para aspectos do meio ao qual o aluno está envolvido , levando em consideração o momento , ou seja fatos atuais que podem estar acontecendo por entre e além dos muros da escola, com o objetivo de problematizar o papel da matemática na sociedade.A pesquisa será desenvolvida na forma de oficina para alunos do Ensino de Jovens e Adultos onde será proposto dez problemas matemáticos elaborados em uma perspectiva da educação critica com o foco de estimular a reflexão, promovendo o dialogo em sala de aula e a formação de opiniões fazendo com que o aluno saia do papel passivo e passe ter um papel ativo em sala de aula.Pensando nas dificuldades dos alunos de observar o quanto a matemática está presente no cotidiano, estuda-la numa forma mais critica, o fará perceber o quanto ela se destaca na sociedade, fazendo um trabalho de conscientização dos alunos, e ao resolverem esse problemas baseados na matemática critica, os alunos percebam o quanto a matemática esta inserida na sociedade como um todo, e assim estimulá-los a querer participar dessa construção de conhecimento , onde o principal objetivo não seria o resultado do problema por si só , mas sim os meios que os levam a chegar a ele , os pensamentos que foram construídos ao longo do processo.Na atualidade a escola vem se tornando algo desinteressante para o aluno, desconecto de sua realidade, pensando assim, trabalhar a resolução de problemas com uma visão da Educação Matemática Critica pode ser uma alternativa de chamar a atenção do aluno, provocando-o a pensar criticamente, refletindo sobre questões do meio em que vive." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS" "palavra_chave" => "RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, ENSINO-APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_04_11_2014_17_50_45_idinscrito_1226_d2e00a723d3bab8cf2be6f33b9c52483.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRIELY IRIS SILVA DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "ANDRIELY" "autor_email" => "andriely_iris21@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }