Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL NA ESCOLA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A pluralidade de etnias e raças integram a sociedade que fazemos parte, muitas dessas têm suas histórias desconhecidas e não valorizadas, o que torna de extrema importância a sua preservação e propagação. Uma vez que saber nossas origens é uma tentativa de compreender o corpo social atual, bem como resgatar as matrizes e tudo o que as compõem. Este relato tem como objetivo descrever as experiências em um projeto de intervenção acerca da tematização da diversidade étnica racial nas aulas de Educação Física em uma escola de Ensino Fundamental da rede de ensino básico de Natal, Rio Grande do Norte (RN). O presente relato de experiência teve como base a pesquisa-ação, desenvolvida na Escola Estadual Instituto Ary Parreiras (EEIAP), localizada no bairro do Alecrim, zona leste da grande Natal/RN. A qual dispõe da modalidade de Ensino Fundamental II, ofertando do 6° ao 9° ano nos turnos matutino e vespertino. Foi possível observar que a temática era abordada de modo transversal, o Professor de Educação Física (PEF) procurando sempre relacionar com os conteúdos que estavam sendo trabalhados, questionando e problematizando os conhecimentos prévios dos alunos a respeito do tema. Notou-se escassez do saber sobre as questões étnico-raciais e, consequentemente, acerca da cultura brasileira. O que reforça a importância da lei e do seu cumprimento. Em suma, com as visitas e o acompanhamento das aulas, pode-se concluir que a diversidade étnico-racial é abordada de modo indireto e contextualizado conforme os conteúdos que estão sendo trabalhados. Entretanto, não há atividades específicas relacionadas à temática ou que promovam um conhecimento maior que evidencie as questões étnicas e raciais. O que reforça a importância do conhecimento e cumprimento da Lei 10.639/03.

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