A presente pesquisa faz parte do Programa de Iniciação Científica que busca compreender a sintonia entre os movimentos sociais do campo e a formação do educador, considerando a participação dos sujeitos como seres históricos e culturais. Portanto, consideramos que formação não se limita, enquanto conceito especificamente profissional, mas que se refere a múltiplas dimensões e “geralmente está associada a alguma atividade, sempre que se trata de formação a algo”, dessa forma, investigamos os Grupos de Trabalhos(GTs) disponíveis na ANPEd pela legitimidade no campo da pesquisa, de forma identificar os que dialogam com os movimentos sociais do campo e a formação do educador, considerando a participação dos sujeitos como seres históricos, culturais e formadores. Os primeiros passos metodológicos ocorreram após seleção dos artigos acadêmicos e livros que fundamentou nosso estudo. Iniciamos a coleta de dados visitando o Portal da ANPEd onde foram identificados os GTs denominados Movimentos Sociais e Educação do Campo ou similares. Ao navegarmos no site observamos que desde a 1ª. até a 22ª. Edição não foram encontrados GTs denominados, somente a partir da 24ª. Edição. Os resultados obtidos neste momento são considerados quantitativo, desde a sua gênese identificamos 239 trabalhos disponíveis no site que somente a partir de 2017 percebemos um crescimento avançado de maneira exponencial. Nesse sentido, tais estudos/pesquisas se voltam à compreensão do diversificado rural brasileiro, mediante a análise das lutas sociais e das culturas do e no campo. Ressaltamos que após a coleta de dados elaboramos um Quadro Demonstrativo com indicações da edição, coordenador do eixo e quantidade de estudos encontradas. E após apreciação e análise dos 239 estudos concluímos que nas experiências educacionais promovidas por movimentos sociais, de forma de participação dos sujeitos nessas experiências, tem como sentido basilar a compreensão e configuração dos processos educativos.