Este texto apresenta um relato de experiência sobre o desenvolvimento e aplicação de uma atividade envolvendo a exploração de sólidos geométricos. Esta atividade está inserida no projeto Observatório da Educação desenvolvido em uma parceria entre a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul- UFMS, Universidade Federal de Alagoas - UFAL e Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. Este projeto tem como um de seus objetivos: desenvolver um trabalho colaborativo com professores que ensinam na educação básica em escolas públicas dos três estados. A atividade aqui apresentada foi desenvolvida por um dos subgrupos do núcleo UFMS e aplicada em duas salas de 8º ano do ensino fundamental. Após a aplicação da atividade, percebeu-se que os alunos tiveram dificuldades em elencar semelhanças e diferenças entre os sólidos e em distinguir o nome de figuras planas e tridimensionais. Apesar de todas as dificuldades encontradas, a atividade desenvolvida possibilitou um grande envolvimento dos alunos, incitando neles a exploração, a observação e diferenciação entre as formas.