Artigo Anais VIII EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

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A INVISIBILIDADE DA MODELAGEM MATEMÁTICA NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

Palavra-chaves: MODELAGEM MATEMÁTICA, LICENCIATURA EM MATEMÁTICA, FORMAÇÃO INICIAL Comunicação Científica (CC) Modelagem e Educação Matemática (MEM) Publicado em 29 de novembro de 2014

Resumo

Este trabalho aborda partes da monografia de especialização que teve como objetivo analisar se o curso de Licenciatura em Matemática da UEPB propicia conhecimentos para os alunos desenvolverem habilidades para inserir atividades com Modelagem Matemática na prática docente. A pesquisa se enquadra numa abordagem qualitativa e contou com uma análise do projeto pedagógico do curso, a aplicação de um questionário e a realização de uma entrevista com alunos formandos. Para a coleta e análise das atividades de Modelagem presentes no curso foram utilizadas as categorias de ações propostas por Silva (2006). Neste trabalho foi possível perceber que as disciplinas do currículo proposto que abordam a Modelagem Matemática não efetivam tais conhecimentos na prática, levando os alunos observados a não desenvolverem conhecimentos básicos sobre o seu uso em sala de aula, o que reduziu a utilização da Modelagem a uma das etapas (a resolução de problemas) realizada de forma tradicional.

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