O presente relato versa sobre o olhar de alunos de uma Escola Pública com a chegada dos kits de robótica, a partir da aplicação de questionários que procuraram identificar que conhecimentos tinham a respeito e quais eram suas expectativas com a chegada dos mesmos. Recentemente o Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretária de Educação, realizou significativos investimentos nas Escolas com a inserção de Kits de Robótica, tendo como maior objetivo propor um ambiente exploratório e investigatório. Por percebermos ser oportuno analisar os impactos que eles causariam nas práxis de tais estabelecimentos, e que mudanças causariam nas aulas, em especial as aulas de Matemática. A pesquisa faz parte do trabalho de pesquisa em desenvolvimento pela equipe Educação Matemática e Robótica Educacional, vinculado ao Projeto em rede OBEDUC/CAPES com as Instituições UFMS/UEPB/UFAL, sendo nosso núcleo UEPB. Estamos no momento trabalhando na elaboração de atividades matemáticas que serão sugeridas para melhor aproveitamento dos kits, tanto por professores como alunos.