Artigo CONEDU - Didática e Currículo

E-books

ISBN: 978-65-86901-78-8

CONCEITOS E POTENCIALIDADES PEDAGÓGICAS DAS METODOLOGIAS ATIVAS

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 02 - Didática e Currículo
"2022-07-12 14:38:47" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 91173
    "edicao_id" => 243
    "trabalho_id" => 3790
    "inscrito_id" => 11811
    "titulo" => "CONCEITOS E POTENCIALIDADES PEDAGÓGICAS DAS METODOLOGIAS ATIVAS"
    "resumo" => "O trabalho tem por objetivo discutir conceitos, fundamentos teóricos e potencialidades das metodologias ativas para o ensino superior. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica em documentos de referência da literatura que discute a temática das metodologias ativas na atualidade. Metodologicamente buscou-se analisar suas bases epistemológicas, assim como sua utilização em contextos educacionais do ensino superior. Constatou-se que mesmo tendo um longo histórico, que se pode constatar nas leituras de pensadores clássicos como Dewey (1950), Vygotsky (1991), Freire (2009), Rogers (1973), as metodologias ativas ressurgem nos debates educacionais sendo defendidas por autores contemporâneos enquanto caminhos que favorecem a construção da aprendizagem significativa e o protagonismo estudantil no processo de ensino e aprendizagem. Sendo assim, no cenário de novas demandas educacionais para a escola, as metodologias ativas têm adquirido centralidade nos debates acadêmicos e nas instituições educacionais, sendo consideradas como alternativa pedagógica na busca por superar práticas pedagógicas tradicionais, que colocam o estudante na condição apenas de receptor de informações explanadas pelo professor. Considera-se quo o trabalho com metodologias ativas exige um aprofundamento teórico sobre as bases epistemológicas que norteiam a construção e desenvolvimento de métodos ativos de ensino e aprendizagem, o que exigirá também uma constante análise e reflexão sobre o fazer docente. Esse embasamento teórico da prática docente poderá evitar o uso de forma equivocada das metodologias ativas reduzindo-as apenas à técnicas de ensino que ao serem utilizadas não contribuam para engajamento dos alunos e para a aprendizagem significativa."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD5_ID11811_TB3790_18082022204238.pdf"
    "created_at" => "2022-12-12 10:37:16"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALCINETE PEPINO DE MACEDO"
    "autor_nome_curto" => "Valcinete"
    "autor_email" => "valcinetemacedo@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "didatica-e-curriculo"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Didática e Currículo"
    "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT02"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "63d7b6fe2c7d5_30012023092430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:38:47"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 91173
    "edicao_id" => 243
    "trabalho_id" => 3790
    "inscrito_id" => 11811
    "titulo" => "CONCEITOS E POTENCIALIDADES PEDAGÓGICAS DAS METODOLOGIAS ATIVAS"
    "resumo" => "O trabalho tem por objetivo discutir conceitos, fundamentos teóricos e potencialidades das metodologias ativas para o ensino superior. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica em documentos de referência da literatura que discute a temática das metodologias ativas na atualidade. Metodologicamente buscou-se analisar suas bases epistemológicas, assim como sua utilização em contextos educacionais do ensino superior. Constatou-se que mesmo tendo um longo histórico, que se pode constatar nas leituras de pensadores clássicos como Dewey (1950), Vygotsky (1991), Freire (2009), Rogers (1973), as metodologias ativas ressurgem nos debates educacionais sendo defendidas por autores contemporâneos enquanto caminhos que favorecem a construção da aprendizagem significativa e o protagonismo estudantil no processo de ensino e aprendizagem. Sendo assim, no cenário de novas demandas educacionais para a escola, as metodologias ativas têm adquirido centralidade nos debates acadêmicos e nas instituições educacionais, sendo consideradas como alternativa pedagógica na busca por superar práticas pedagógicas tradicionais, que colocam o estudante na condição apenas de receptor de informações explanadas pelo professor. Considera-se quo o trabalho com metodologias ativas exige um aprofundamento teórico sobre as bases epistemológicas que norteiam a construção e desenvolvimento de métodos ativos de ensino e aprendizagem, o que exigirá também uma constante análise e reflexão sobre o fazer docente. Esse embasamento teórico da prática docente poderá evitar o uso de forma equivocada das metodologias ativas reduzindo-as apenas à técnicas de ensino que ao serem utilizadas não contribuam para engajamento dos alunos e para a aprendizagem significativa."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD5_ID11811_TB3790_18082022204238.pdf"
    "created_at" => "2022-12-12 10:37:16"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALCINETE PEPINO DE MACEDO"
    "autor_nome_curto" => "Valcinete"
    "autor_email" => "valcinetemacedo@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "didatica-e-curriculo"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Didática e Currículo"
    "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT02"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "63d7b6fe2c7d5_30012023092430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:38:47"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 243
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "didatica-e-curriculo"
        "nome" => "CONEDU - Didática e Currículo"
        "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
          Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
          CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
          remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
          [online]<br />\r\n
          KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
          Letras, 2019.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT02"
        "logo" => null
        "capa" => "63d7b6fe2c7d5_30012023092430.jpg"
        "timbrado" => "62cdb1a7ea20c_12072022143847.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2022-10-13"
        "final_evento" => "2022-10-15"
        "ano_publicacao" => 2022
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2022-07-12 14:38:47"
        "updated_at" => "2023-02-01 10:57:07"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 243
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "didatica-e-curriculo"
        "nome" => "CONEDU - Didática e Currículo"
        "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
          Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
          CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
          remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
          [online]<br />\r\n
          KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
          Letras, 2019.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT02"
        "logo" => null
        "capa" => "63d7b6fe2c7d5_30012023092430.jpg"
        "timbrado" => "62cdb1a7ea20c_12072022143847.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2022-10-13"
        "final_evento" => "2022-10-15"
        "ano_publicacao" => 2022
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2022-07-12 14:38:47"
        "updated_at" => "2023-02-01 10:57:07"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 137
                "edicao_id" => 243
                "codigo" => "978-65-86901-78-8"
                "capa" => "63d7b6fe2fc05_30012023092430.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Didática e Currículo"
                "prefacio" => """
                  O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
                  CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
                  remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
                  [online]<br />\r\n
                  KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
                  Letras, 2019.
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  JESSICA KELLY SOUSA FERREIRA
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  <br />\r\n
                  ALLAN DE CARVALHO RODRIGUES (UERJ)<br />\r\n
                  CAROLINA NOZELLA GAMA (UFAL)<br />\r\n
                  CHRISTIANNE MEDEIROS CAVALCANTE (UFRN)<br />\r\n
                  &Eacute;RICO SANTOS PIMENTA (UNICAMP)<br />\r\n
                  FL&Aacute;VIA BARBOSA DE SANTANA ARA&Uacute;JO (PREFEITURA DE IPOJUCA)<br />\r\n
                  FRANCISCO THIAGO SILVA (UNB)<br />\r\n
                  GABRIELA SOUZA OLIVEIRA (UFAC)<br />\r\n
                  JESSIKA WANESSA DOS SANTOS MIRANDA (IEMA)<br />\r\n
                  JOILSON SILVA DE SOUSA (UECE)<br />\r\n
                  JOSE DAMIAO TRINDADE ROCHA &nbsp;<br />\r\n
                  JUCICLEIDE GOMES ACIOLI (SEDUC-MACEI&Oacute;)<br />\r\n
                  KATIA ANTERO (UNINASSAU)<br />\r\n
                  LUANA VIEIRA DE SOUZA (FACULTAD INTERAMERICANA DE CIENCIAS SOCIALES)<br />\r\n
                  LUIS PAULO BORGES (UERJ)<br />\r\n
                  MARCOS IRONDES COELHO DE OLIVEIRA (SEDUC/TO)<br />\r\n
                  NAAMA PEGADO FERREIRA (SEEC-RN)<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n
                  PRISCYLLA KAROLLYNE GOMES DIAS (UFPE)<br />\r\n
                  RAFAEL FERREIRA DE SOUZA HONORATO (UFPB)<br />\r\n
                  RAFAEL MARQUES GON&Ccedil;ALVES (UFAC)<br />\r\n
                  RIZA AMARAL LEMOS (UNICAMP)<br />\r\n
                  RIZZARDO RODERICO PESSO A QUEIROZ DE RODRIGUES G&Oacute;IS<br />\r\n
                  SABRINA MENDON&Ccedil;A FERREIRA (IF FLUMINENSE)<br />\r\n
                  VANESSA ALVES DA SILVA (Faculdade Nova Roma)
                  """
                "ficha_catalografica" => "63d7b6fe30554_30012023092430.pdf"
                "arquivo" => "30012023100020-CONEDU---GT-02.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2022
                "created_at" => "2022-07-12 14:38:47"
                "updated_at" => "2023-02-01 10:57:07"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 137
                "edicao_id" => 243
                "codigo" => "978-65-86901-78-8"
                "capa" => "63d7b6fe2fc05_30012023092430.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Didática e Currículo"
                "prefacio" => """
                  O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
                  CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
                  remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
                  [online]<br />\r\n
                  KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
                  Letras, 2019.
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  JESSICA KELLY SOUSA FERREIRA
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  <br />\r\n
                  ALLAN DE CARVALHO RODRIGUES (UERJ)<br />\r\n
                  CAROLINA NOZELLA GAMA (UFAL)<br />\r\n
                  CHRISTIANNE MEDEIROS CAVALCANTE (UFRN)<br />\r\n
                  &Eacute;RICO SANTOS PIMENTA (UNICAMP)<br />\r\n
                  FL&Aacute;VIA BARBOSA DE SANTANA ARA&Uacute;JO (PREFEITURA DE IPOJUCA)<br />\r\n
                  FRANCISCO THIAGO SILVA (UNB)<br />\r\n
                  GABRIELA SOUZA OLIVEIRA (UFAC)<br />\r\n
                  JESSIKA WANESSA DOS SANTOS MIRANDA (IEMA)<br />\r\n
                  JOILSON SILVA DE SOUSA (UECE)<br />\r\n
                  JOSE DAMIAO TRINDADE ROCHA &nbsp;<br />\r\n
                  JUCICLEIDE GOMES ACIOLI (SEDUC-MACEI&Oacute;)<br />\r\n
                  KATIA ANTERO (UNINASSAU)<br />\r\n
                  LUANA VIEIRA DE SOUZA (FACULTAD INTERAMERICANA DE CIENCIAS SOCIALES)<br />\r\n
                  LUIS PAULO BORGES (UERJ)<br />\r\n
                  MARCOS IRONDES COELHO DE OLIVEIRA (SEDUC/TO)<br />\r\n
                  NAAMA PEGADO FERREIRA (SEEC-RN)<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n
                  PRISCYLLA KAROLLYNE GOMES DIAS (UFPE)<br />\r\n
                  RAFAEL FERREIRA DE SOUZA HONORATO (UFPB)<br />\r\n
                  RAFAEL MARQUES GON&Ccedil;ALVES (UFAC)<br />\r\n
                  RIZA AMARAL LEMOS (UNICAMP)<br />\r\n
                  RIZZARDO RODERICO PESSO A QUEIROZ DE RODRIGUES G&Oacute;IS<br />\r\n
                  SABRINA MENDON&Ccedil;A FERREIRA (IF FLUMINENSE)<br />\r\n
                  VANESSA ALVES DA SILVA (Faculdade Nova Roma)
                  """
                "ficha_catalografica" => "63d7b6fe30554_30012023092430.pdf"
                "arquivo" => "30012023100020-CONEDU---GT-02.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2022
                "created_at" => "2022-07-12 14:38:47"
                "updated_at" => "2023-02-01 10:57:07"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de julho de 2022

Resumo

O trabalho tem por objetivo discutir conceitos, fundamentos teóricos e potencialidades das metodologias ativas para o ensino superior. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica em documentos de referência da literatura que discute a temática das metodologias ativas na atualidade. Metodologicamente buscou-se analisar suas bases epistemológicas, assim como sua utilização em contextos educacionais do ensino superior. Constatou-se que mesmo tendo um longo histórico, que se pode constatar nas leituras de pensadores clássicos como Dewey (1950), Vygotsky (1991), Freire (2009), Rogers (1973), as metodologias ativas ressurgem nos debates educacionais sendo defendidas por autores contemporâneos enquanto caminhos que favorecem a construção da aprendizagem significativa e o protagonismo estudantil no processo de ensino e aprendizagem. Sendo assim, no cenário de novas demandas educacionais para a escola, as metodologias ativas têm adquirido centralidade nos debates acadêmicos e nas instituições educacionais, sendo consideradas como alternativa pedagógica na busca por superar práticas pedagógicas tradicionais, que colocam o estudante na condição apenas de receptor de informações explanadas pelo professor. Considera-se quo o trabalho com metodologias ativas exige um aprofundamento teórico sobre as bases epistemológicas que norteiam a construção e desenvolvimento de métodos ativos de ensino e aprendizagem, o que exigirá também uma constante análise e reflexão sobre o fazer docente. Esse embasamento teórico da prática docente poderá evitar o uso de forma equivocada das metodologias ativas reduzindo-as apenas à técnicas de ensino que ao serem utilizadas não contribuam para engajamento dos alunos e para a aprendizagem significativa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.