A adoção de jogos didáticos na perspectiva do ensino apresenta-se como um importante recurso no âmbito escolar. Uma vez que o processo de ensino e apredizagem a partir de uma abordagem mais dinâmica com a adoção de metodologias ativas tende a obter resultados significativos. Por tratar-se de uma pesquisa de revisão de literatura, foi realizado um levantamento bibliográfico de publicações científicas que tratam o jogo como recurso para o ensino de Ciências. O Google Scholar foi utilizado como ferramenta de busca de trabalhos publicados entre 2018 a 2021. Como termos de busca utilizou-se: “jogo e Ciências”, “jogos e Ciências”, “jogos e ensino de Ciências”. Após leitura minuciosa dos títulos, resumos e palavras-chaves os trabalhos foram selecionados para leitura na íntegra e analise. O uso de diferentes estratégias pedagógicas no processo de avaliação possibilita o aprimoramento de julgamentos e tomadas de decisões pelos estudantes, potencializando o desenvolvimento de aprendizagem. Os trabalhos selecionados foram aqueles avaliados em sala de aula e que apresentaram baixo custo para serem confecionados (jogos de cartas, tabuleiro, dominó, etc.). Eucaricartas é um jogo de 50 cartas das quais 12 são ilustrativas (cor azul) contendo imagens retiradas de sites de domínio público, das estruturas e organelas das células eucariontes; 24 são cartas descritivas que correspondem às funções e características das estruturas das organelas celulares e 14 cartas “especiais”. Os autores destacam que o uso de jogos apresentam viabilidade para serem aplicados, sendo considerados como um recurso didático alternativo com elevado potencial e que trata de questões ambientais de conservação e sustentabilidade. Os resultados apresentados revelam que é possível inserir atividades lúdicas que promovem a diversificação do aprendizado nos estudantes, além disso, quando se utiliza recurso didático diferenciado os alunos se engajam mais e com isso melhores rendimentos no processo de ensino e apredizagem são alcançados.