Percebemos as dificuldades de entendimento dos Itinerários Formativos que compõem a estrutura do Novo Ensino Médio, e decidimos trazer uma breve explanação sobre sua arquitetura como também a elaboração de uma Sequência Didática que possa apoiar o trabalho docente para melhor compreensão da Unidade Curricular Obrigatória - Design e Proporção Áurea - que compõe uma das Trilhas de Aprofundamento - MatematizAção, Design e Criatividade - ofertada na Rede Estadual de Pernambuco, e que propõe o aprofundamento dos conhecimentos nas área de Matemática, Linguagens e Natureza. Optamos por Sequência Didática por ser um conjunto de atividades ligadas entre si, e com intervenções planejadas etapa por etapa pelo docente para o desenvolvimento de uma ou mais habilidades proposta, com o intuito de promover uma aprendizagem sequencial e significativa, podendo ainda ampliar a percepção do professor sobre a abordagem dessa temática na sala de aula. É uma pesquisa de caráter bibliográfico que tem como objetivos: subsidiar o trabalho docente como forma de direcionar a aprendizagem, valorizar os conhecimentos prévios trazidos pelos estudantes, estimulando e aprofundando a aprendizagem através dos procedimentos didáticos usados numa sequência didática. Para tanto, descrevemos brevemente a estrutura da sequência didática, apresentando as teorias que fundamentaram e os objetivos que nortearam sua elaboração. Estudiosos como Zabala, Maciel, Contador entre outros, embasam a pesquisa e apontam ideias e sugestões com as quais pode-se desenvolver um trabalho significativo e aprofundado com relação ao ensino-aprendizagem. Esperamos que essa sequência didática possa contribuir com a prática docente possibilitando a adequação desse material às turmas com as quais estejam atuando.