Este artigo tem como objeto de estudo a Matriz dos Saberes de Língua Portuguesa, dos anos finais do Ensino Fundamental, elaborada pela Secretaria da Educação Básica, como parte do Pacto pela Aprendizagem do Ceará, firmado com os municípios visando à recuperação das aprendizagens impactadas pela pandemia da Covid-19. É um documento que agrega habilidades de leitura contempladas por outras matrizes de avaliação, como: SAEB – a nível nacional; e SPAECE – a nível estadual. Nesse sentido, a relevância da temática justifica-se por tratar de instrumental recém-estruturado para subsidiar a avaliação da competência leitora dos alunos. Objetiva-se investigar as principais contribuições da Matriz de Saberes de Língua Portuguesa no tocante à formação de leitores proficientes, nos anos finais do Ensino Fundamental, no estado do Ceará. Para isso, o percurso metodológico consta de um estudo de natureza básica, que teve como método científico o dedutivo. Quanto aos objetivos, caracterizou-se como exploratório, por proporcionar maior familiaridade com o objeto de estudo, e descritivo, por expor as características de um determinado fenômeno. Os procedimentos técnicos adotados foram: pesquisa bibliográfica, com base em Antunes (2009), Romão (2011), Hoffman (2014), Luckesi (2018) e outros; e pesquisa documental, por meio da análise da Matriz de Saberes de Língua Portuguesa, do Boletim Pedagógico do SPAECE (CEARÁ, 2008), que estabelece os perfis de leitor, e dos Cadernos de Atividades Fortalecendo Aprendizagens (CEARÁ, 2022). Como principais resultados, aponta-se que a Matriz de Saberes se caracteriza por abranger outras matrizes antes conhecidas pelos docentes, como também as habilidades preceituadas pela BNCC. Ademais, o documento abrange muito mais que o exigido pelas avaliações de larga escala, propondo para a rotina pedagógica um percurso de construção de saberes até alcançar o que denomina de saber fundante, ou seja, aquele que compreende um conjunto de outros saberes a ser dominado pelos leitores proficientes.