Com a intenção de compreender como se dá o processo de aprendizagem, muitas teorias surgiram na tentativa de explicar como o ser humano aprende. Compreender esse processo é essencial para facilitar e potencializar a aprendizagem, principalmente, nas instituições educacionais responsáveis pela formação acadêmica em diferentes níveis. Tais teorias de cunho comportamentalista e cognitivista, influenciam e determinam muitas vezes os modos de ensinar e aprender de professores. Pensando no impacto que a concepção de aprendizagem adotada pelo professor pode causar nas suas escolhas metodológicas e na própria condução do ensino, buscamos analisar como professores discentes do curso de Pós-Graduação em Educação, a nível de mestrado e doutorado compreendem o conceito de aprendizagem. Para isso, realizamos um estudo qualitativo, em que a partir das teorizações de Lefrançois (2013), Moreira (1999), Nunes e Silveira (2008), analisamos as concepções de aprendizagens dos pós-graduandos apresentadas através de expressões culturais (poema e música) em uma atividade desenvolvida na disciplina de Aprendizagem Docente, no curso de Pós-graduação em Educação de uma Universidade Pública. Os resultados apontaram que os pós-graduandos compreendem a aprendizagem como: mudança de estado; processo contínuo e procedimento ativo. Concluímos que as concepções apresentadas mostram a aprendizagem como um processo complexo que demanda ação ativa do sujeito, que não ocorre de forma imediata e sim contínua e que o aprendiz para aprender vivencia uma trajetória que tem os seus momentos de avanços e retrocessos, mas que levam a uma mudança de estado – o novo aprendizado/conhecimento adquirido.