Com o isolamento social por conta da pandemia provocado pelo Covid-19 (Sarscov-2) e o aumento no número de matrículas nas escolas regulares em 2019 de alunos públicos da Educação Especial, as escolas e docentes tiveram que (re) pensar e buscar por estratégias, metodologias e recursos digitais para proporcionar a continuidade do processo de escolarização na perspectiva da Educação Inclusiva. Neste contexto, o presente estudo científico tem como proposta analisar como o uso dos recursos digitais, utilizados na elaboração e aplicação do Plano Educacional Individualizado (PEI), visando a aplicabilidade de um protocolo específico com objetivos, metodologia e resultados, contribuíram de forma significativa para o processo de alfabetização e letramento para alunos jovens e adultos com deficiência intelectual, contemplando as habilidades de leitura, escrita, raciocínio lógico matemático e alfabetização digital no contexto do ensino remoto. O estudo é o resultado da aplicação do PEI, para um aluno adulto com deficiência intelectual matriculado num Centro de Apoio Especializado à Educação Profissional no Rio de Janeiro/RJ, na modalidade remota. Optou-se pela pesquisa-ação com abordagem qualitativa, na qual participaram duas professoras, a agente de apoio domiciliar e o aluno com deficiência intelectual. Os dados empíricos são tratados mediante a análise do caso de ensino e os resultados apontaram que as metodologias/recursos digitais utilizados oportunizaram, não só o engajamento do aluno com deficiência intelectual na fase adulta, mas também, avanços significativos no processo de alfabetização/letramento e no uso das ferramentas tecnológicas digitais, além do progresso nas habilidades sociais e autonomia do aluno.