Artigo CONEDU - Didática e Currículo

E-books

ISBN: 978-65-86901-78-8

IMPLICAÇÕES DAS CONCEPÇÕES DE LÍNGUA(GEM) ADVINDAS DA TEORIA DIALÓGICA DA LINGUAGEM PRESENTES NA PROPOSTA CURRICULAR DO NOVO ENSINO MÉDIO DA PARAÍBA

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 02 - Didática e Currículo
"2022-07-12 14:38:47" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 91164
    "edicao_id" => 243
    "trabalho_id" => 1961
    "inscrito_id" => 14060
    "titulo" => "IMPLICAÇÕES DAS CONCEPÇÕES DE LÍNGUA(GEM) ADVINDAS DA TEORIA DIALÓGICA DA LINGUAGEM PRESENTES NA PROPOSTA CURRICULAR DO NOVO ENSINO MÉDIO DA PARAÍBA"
    "resumo" => "A Proposta Curricular do Ensino Médio paraibana, redigida durante os anos de 2019 e 2020, teve sua implementação iniciada em 2022, trazendo quatro mudanças principais: um currículo embasado na Base Nacional Comum Curricular, a possibilidade de escolha por itinerários formativos, a integração com a formação técnica e profissional no ensino médio regular e a ampliação e distribuição da carga horária. Nesse contexto, este breve estudo qualitativo de cunho documental objetiva identificar e compreender as influências das concepções de língua e linguagem advindas da Teoria Dialógica da Linguagem no processo de ensino a partir da Proposta Curricular do Ensino Médio na Paraíba de Língua Portuguesa. Teoricamente, fundamentamo-nos nas ideias do círculo bakhtiniano. Vale destacar que ao pensar suas concepções de língua(gem), o círculo não buscava lançar orientações para a educação básica, contudo, não é recente a utilização de suas ideias para fundamentar e compreender fenômenos relacionados ao processo educacional. Como resultados, vemos que assumir explicitamente uma base teórica na fundamentação de currículos prescritivos, como ocorre na proposta curricular do ensino médio da Paraíba, requer uma plena consciência das implicações dessa adoção. Ao adotar essas concepções e relacionarmos ao ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa, há implicações nos quatro eixos (leitura, escrita, análise linguística e oralidade), além de encadeamentos para a relação professor e aluno, pois a língua(gem) é dinâmica, é interação entre interlocutores que agem um sobre o outro."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD5_ID14060_TB1961_31072022153953.pdf"
    "created_at" => "2022-12-12 10:37:16"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELISA CRISTINA AMORIM FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "ELISA"
    "autor_email" => "elisacristina@msn.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "didatica-e-curriculo"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Didática e Currículo"
    "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT02"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "63d7b6fe2c7d5_30012023092430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:38:47"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 91164
    "edicao_id" => 243
    "trabalho_id" => 1961
    "inscrito_id" => 14060
    "titulo" => "IMPLICAÇÕES DAS CONCEPÇÕES DE LÍNGUA(GEM) ADVINDAS DA TEORIA DIALÓGICA DA LINGUAGEM PRESENTES NA PROPOSTA CURRICULAR DO NOVO ENSINO MÉDIO DA PARAÍBA"
    "resumo" => "A Proposta Curricular do Ensino Médio paraibana, redigida durante os anos de 2019 e 2020, teve sua implementação iniciada em 2022, trazendo quatro mudanças principais: um currículo embasado na Base Nacional Comum Curricular, a possibilidade de escolha por itinerários formativos, a integração com a formação técnica e profissional no ensino médio regular e a ampliação e distribuição da carga horária. Nesse contexto, este breve estudo qualitativo de cunho documental objetiva identificar e compreender as influências das concepções de língua e linguagem advindas da Teoria Dialógica da Linguagem no processo de ensino a partir da Proposta Curricular do Ensino Médio na Paraíba de Língua Portuguesa. Teoricamente, fundamentamo-nos nas ideias do círculo bakhtiniano. Vale destacar que ao pensar suas concepções de língua(gem), o círculo não buscava lançar orientações para a educação básica, contudo, não é recente a utilização de suas ideias para fundamentar e compreender fenômenos relacionados ao processo educacional. Como resultados, vemos que assumir explicitamente uma base teórica na fundamentação de currículos prescritivos, como ocorre na proposta curricular do ensino médio da Paraíba, requer uma plena consciência das implicações dessa adoção. Ao adotar essas concepções e relacionarmos ao ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa, há implicações nos quatro eixos (leitura, escrita, análise linguística e oralidade), além de encadeamentos para a relação professor e aluno, pois a língua(gem) é dinâmica, é interação entre interlocutores que agem um sobre o outro."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD5_ID14060_TB1961_31072022153953.pdf"
    "created_at" => "2022-12-12 10:37:16"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELISA CRISTINA AMORIM FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "ELISA"
    "autor_email" => "elisacristina@msn.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "didatica-e-curriculo"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Didática e Currículo"
    "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT02"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "63d7b6fe2c7d5_30012023092430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:38:47"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 243
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "didatica-e-curriculo"
        "nome" => "CONEDU - Didática e Currículo"
        "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
          Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
          CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
          remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
          [online]<br />\r\n
          KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
          Letras, 2019.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT02"
        "logo" => null
        "capa" => "63d7b6fe2c7d5_30012023092430.jpg"
        "timbrado" => "62cdb1a7ea20c_12072022143847.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2022-10-13"
        "final_evento" => "2022-10-15"
        "ano_publicacao" => 2022
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2022-07-12 14:38:47"
        "updated_at" => "2023-02-01 10:57:07"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 243
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "didatica-e-curriculo"
        "nome" => "CONEDU - Didática e Currículo"
        "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
          Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
          CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
          remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
          [online]<br />\r\n
          KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
          Letras, 2019.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT02"
        "logo" => null
        "capa" => "63d7b6fe2c7d5_30012023092430.jpg"
        "timbrado" => "62cdb1a7ea20c_12072022143847.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2022-10-13"
        "final_evento" => "2022-10-15"
        "ano_publicacao" => 2022
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2022-07-12 14:38:47"
        "updated_at" => "2023-02-01 10:57:07"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 137
                "edicao_id" => 243
                "codigo" => "978-65-86901-78-8"
                "capa" => "63d7b6fe2fc05_30012023092430.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Didática e Currículo"
                "prefacio" => """
                  O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
                  CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
                  remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
                  [online]<br />\r\n
                  KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
                  Letras, 2019.
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  JESSICA KELLY SOUSA FERREIRA
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  <br />\r\n
                  ALLAN DE CARVALHO RODRIGUES (UERJ)<br />\r\n
                  CAROLINA NOZELLA GAMA (UFAL)<br />\r\n
                  CHRISTIANNE MEDEIROS CAVALCANTE (UFRN)<br />\r\n
                  &Eacute;RICO SANTOS PIMENTA (UNICAMP)<br />\r\n
                  FL&Aacute;VIA BARBOSA DE SANTANA ARA&Uacute;JO (PREFEITURA DE IPOJUCA)<br />\r\n
                  FRANCISCO THIAGO SILVA (UNB)<br />\r\n
                  GABRIELA SOUZA OLIVEIRA (UFAC)<br />\r\n
                  JESSIKA WANESSA DOS SANTOS MIRANDA (IEMA)<br />\r\n
                  JOILSON SILVA DE SOUSA (UECE)<br />\r\n
                  JOSE DAMIAO TRINDADE ROCHA &nbsp;<br />\r\n
                  JUCICLEIDE GOMES ACIOLI (SEDUC-MACEI&Oacute;)<br />\r\n
                  KATIA ANTERO (UNINASSAU)<br />\r\n
                  LUANA VIEIRA DE SOUZA (FACULTAD INTERAMERICANA DE CIENCIAS SOCIALES)<br />\r\n
                  LUIS PAULO BORGES (UERJ)<br />\r\n
                  MARCOS IRONDES COELHO DE OLIVEIRA (SEDUC/TO)<br />\r\n
                  NAAMA PEGADO FERREIRA (SEEC-RN)<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n
                  PRISCYLLA KAROLLYNE GOMES DIAS (UFPE)<br />\r\n
                  RAFAEL FERREIRA DE SOUZA HONORATO (UFPB)<br />\r\n
                  RAFAEL MARQUES GON&Ccedil;ALVES (UFAC)<br />\r\n
                  RIZA AMARAL LEMOS (UNICAMP)<br />\r\n
                  RIZZARDO RODERICO PESSO A QUEIROZ DE RODRIGUES G&Oacute;IS<br />\r\n
                  SABRINA MENDON&Ccedil;A FERREIRA (IF FLUMINENSE)<br />\r\n
                  VANESSA ALVES DA SILVA (Faculdade Nova Roma)
                  """
                "ficha_catalografica" => "63d7b6fe30554_30012023092430.pdf"
                "arquivo" => "30012023100020-CONEDU---GT-02.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2022
                "created_at" => "2022-07-12 14:38:47"
                "updated_at" => "2023-02-01 10:57:07"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 137
                "edicao_id" => 243
                "codigo" => "978-65-86901-78-8"
                "capa" => "63d7b6fe2fc05_30012023092430.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Didática e Currículo"
                "prefacio" => """
                  O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
                  CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
                  remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
                  [online]<br />\r\n
                  KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
                  Letras, 2019.
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  JESSICA KELLY SOUSA FERREIRA
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  <br />\r\n
                  ALLAN DE CARVALHO RODRIGUES (UERJ)<br />\r\n
                  CAROLINA NOZELLA GAMA (UFAL)<br />\r\n
                  CHRISTIANNE MEDEIROS CAVALCANTE (UFRN)<br />\r\n
                  &Eacute;RICO SANTOS PIMENTA (UNICAMP)<br />\r\n
                  FL&Aacute;VIA BARBOSA DE SANTANA ARA&Uacute;JO (PREFEITURA DE IPOJUCA)<br />\r\n
                  FRANCISCO THIAGO SILVA (UNB)<br />\r\n
                  GABRIELA SOUZA OLIVEIRA (UFAC)<br />\r\n
                  JESSIKA WANESSA DOS SANTOS MIRANDA (IEMA)<br />\r\n
                  JOILSON SILVA DE SOUSA (UECE)<br />\r\n
                  JOSE DAMIAO TRINDADE ROCHA &nbsp;<br />\r\n
                  JUCICLEIDE GOMES ACIOLI (SEDUC-MACEI&Oacute;)<br />\r\n
                  KATIA ANTERO (UNINASSAU)<br />\r\n
                  LUANA VIEIRA DE SOUZA (FACULTAD INTERAMERICANA DE CIENCIAS SOCIALES)<br />\r\n
                  LUIS PAULO BORGES (UERJ)<br />\r\n
                  MARCOS IRONDES COELHO DE OLIVEIRA (SEDUC/TO)<br />\r\n
                  NAAMA PEGADO FERREIRA (SEEC-RN)<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n
                  PRISCYLLA KAROLLYNE GOMES DIAS (UFPE)<br />\r\n
                  RAFAEL FERREIRA DE SOUZA HONORATO (UFPB)<br />\r\n
                  RAFAEL MARQUES GON&Ccedil;ALVES (UFAC)<br />\r\n
                  RIZA AMARAL LEMOS (UNICAMP)<br />\r\n
                  RIZZARDO RODERICO PESSO A QUEIROZ DE RODRIGUES G&Oacute;IS<br />\r\n
                  SABRINA MENDON&Ccedil;A FERREIRA (IF FLUMINENSE)<br />\r\n
                  VANESSA ALVES DA SILVA (Faculdade Nova Roma)
                  """
                "ficha_catalografica" => "63d7b6fe30554_30012023092430.pdf"
                "arquivo" => "30012023100020-CONEDU---GT-02.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2022
                "created_at" => "2022-07-12 14:38:47"
                "updated_at" => "2023-02-01 10:57:07"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de julho de 2022

Resumo

A Proposta Curricular do Ensino Médio paraibana, redigida durante os anos de 2019 e 2020, teve sua implementação iniciada em 2022, trazendo quatro mudanças principais: um currículo embasado na Base Nacional Comum Curricular, a possibilidade de escolha por itinerários formativos, a integração com a formação técnica e profissional no ensino médio regular e a ampliação e distribuição da carga horária. Nesse contexto, este breve estudo qualitativo de cunho documental objetiva identificar e compreender as influências das concepções de língua e linguagem advindas da Teoria Dialógica da Linguagem no processo de ensino a partir da Proposta Curricular do Ensino Médio na Paraíba de Língua Portuguesa. Teoricamente, fundamentamo-nos nas ideias do círculo bakhtiniano. Vale destacar que ao pensar suas concepções de língua(gem), o círculo não buscava lançar orientações para a educação básica, contudo, não é recente a utilização de suas ideias para fundamentar e compreender fenômenos relacionados ao processo educacional. Como resultados, vemos que assumir explicitamente uma base teórica na fundamentação de currículos prescritivos, como ocorre na proposta curricular do ensino médio da Paraíba, requer uma plena consciência das implicações dessa adoção. Ao adotar essas concepções e relacionarmos ao ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa, há implicações nos quatro eixos (leitura, escrita, análise linguística e oralidade), além de encadeamentos para a relação professor e aluno, pois a língua(gem) é dinâmica, é interação entre interlocutores que agem um sobre o outro.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.