Artigo Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-67-0

INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DE CASO DO PROGRAMA PIBIC/EM DA FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO (FUNDAJ)

Palavra-chaves: ENSINO DE SOCIOLOGIA, PRÁTICA PEDAGÓGICA, PIBIC ENSINO MÉDIO, PESQUISA, Comunicação Oral (CO) GT 13: O ensino de sociologia e o fazer científico: A pesquisa como ferramenta didática
0 of 0
"2021-05-31 17:54:53" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 75740 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 317 "inscrito_id" => 76 "titulo" => "INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DE CASO DO PROGRAMA PIBIC/EM DA FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO (FUNDAJ)" "resumo" => "O OBJETIVO DESTE TRABALHO CONSISTE EM APRESENTAR O ESTUDO DE CASO DA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA O ENSINO MÉDIO (PIBIC/EM) DA FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO (FUNDAJ), O QUAL É RESULTADO DE PESQUISA REALIZADA NO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL (PROFSOCIO). O PROJETO PIBIC/EM DA FUNDAJ SE PROPÕE A DESENVOLVER O PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO UTILIZANDO A INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA PARA O LETRAMENTO SOCIOLÓGICO. BUSCA-SE, PORTANTO, REFLETIR SOBRE A PRÁTICA DA PESQUISA COMO PRINCÍPIO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA E, SECUNDARIAMENTE, ALINHANDO-O ÀS NOVAS CONFIGURAÇÕES CURRICULAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA MARCADA PELA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E AS NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO MÉDIO (DCNEM) APROVADAS EM 2018. DESTA FORMA, ESTA PESQUISA TRAZ EM SUAS CONCLUSÕES CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES PARA A CONSOLIDAÇÃO DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO, BEM COMO PARA AS PONDERAÇÕES QUANTO A UTILIZAÇÃO DA PESQUISA CIENTÍFICA NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO.O OBJETIVO DESTE TRABALHO CONSISTE EM APRESENTAR O ESTUDO DE CASO DA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA O ENSINO MÉDIO (PIBIC/EM) D" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13: O ensino de sociologia e o fazer científico: A pesquisa como ferramenta didática" "palavra_chave" => "ENSINO DE SOCIOLOGIA, PRÁTICA PEDAGÓGICA, PIBIC ENSINO MÉDIO, PESQUISA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV148_MD1_SA114_ID76_08042021142300.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JESSIKA WANESSA DOS MIRANDA" "autor_nome_curto" => "JESS MIRANDA" "autor_email" => "jessikawmiranda@gmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 75740 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 317 "inscrito_id" => 76 "titulo" => "INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DE CASO DO PROGRAMA PIBIC/EM DA FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO (FUNDAJ)" "resumo" => "O OBJETIVO DESTE TRABALHO CONSISTE EM APRESENTAR O ESTUDO DE CASO DA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA O ENSINO MÉDIO (PIBIC/EM) DA FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO (FUNDAJ), O QUAL É RESULTADO DE PESQUISA REALIZADA NO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL (PROFSOCIO). O PROJETO PIBIC/EM DA FUNDAJ SE PROPÕE A DESENVOLVER O PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO UTILIZANDO A INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA PARA O LETRAMENTO SOCIOLÓGICO. BUSCA-SE, PORTANTO, REFLETIR SOBRE A PRÁTICA DA PESQUISA COMO PRINCÍPIO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA E, SECUNDARIAMENTE, ALINHANDO-O ÀS NOVAS CONFIGURAÇÕES CURRICULAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA MARCADA PELA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E AS NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO MÉDIO (DCNEM) APROVADAS EM 2018. DESTA FORMA, ESTA PESQUISA TRAZ EM SUAS CONCLUSÕES CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES PARA A CONSOLIDAÇÃO DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO, BEM COMO PARA AS PONDERAÇÕES QUANTO A UTILIZAÇÃO DA PESQUISA CIENTÍFICA NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO.O OBJETIVO DESTE TRABALHO CONSISTE EM APRESENTAR O ESTUDO DE CASO DA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA O ENSINO MÉDIO (PIBIC/EM) D" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13: O ensino de sociologia e o fazer científico: A pesquisa como ferramenta didática" "palavra_chave" => "ENSINO DE SOCIOLOGIA, PRÁTICA PEDAGÓGICA, PIBIC ENSINO MÉDIO, PESQUISA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV148_MD1_SA114_ID76_08042021142300.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JESSIKA WANESSA DOS MIRANDA" "autor_nome_curto" => "JESS MIRANDA" "autor_email" => "jessikawmiranda@gmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 31 de maio de 2021

Resumo

O OBJETIVO DESTE TRABALHO CONSISTE EM APRESENTAR O ESTUDO DE CASO DA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA O ENSINO MÉDIO (PIBIC/EM) DA FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO (FUNDAJ), O QUAL É RESULTADO DE PESQUISA REALIZADA NO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL (PROFSOCIO). O PROJETO PIBIC/EM DA FUNDAJ SE PROPÕE A DESENVOLVER O PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO UTILIZANDO A INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA PARA O LETRAMENTO SOCIOLÓGICO. BUSCA-SE, PORTANTO, REFLETIR SOBRE A PRÁTICA DA PESQUISA COMO PRINCÍPIO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA E, SECUNDARIAMENTE, ALINHANDO-O ÀS NOVAS CONFIGURAÇÕES CURRICULAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA MARCADA PELA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E AS NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO MÉDIO (DCNEM) APROVADAS EM 2018. DESTA FORMA, ESTA PESQUISA TRAZ EM SUAS CONCLUSÕES CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES PARA A CONSOLIDAÇÃO DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO, BEM COMO PARA AS PONDERAÇÕES QUANTO A UTILIZAÇÃO DA PESQUISA CIENTÍFICA NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.