A PERSPECTIVA DE PROTAGONISMO JUVENIL PARA ESTUDANTES DE UMA ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL DA CIDADE DE JOÃO PESSOA
"2021-05-31 17:54:53" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 75726 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 293 "inscrito_id" => 415 "titulo" => "A PERSPECTIVA DE PROTAGONISMO JUVENIL PARA ESTUDANTES DE UMA ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL DA CIDADE DE JOÃO PESSOA" "resumo" => "O CONCEITO DE PROTAGONISMO JUVENIL TEM ESTADO PRESENTE EM GRANDE PARTE DOS CURRÍCULOS PEDAGÓGICOS VIGENTES NAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES BRASILEIRAS. AS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL PARAIBANA, ADOTARAM UM MODELO CURRICULAR A PARTIR DE 2016, PARTINDO DA EXPERIÊNCIA CRIADA NO ESTADO DE PERNAMBUCO NO INÍCIO DOS ANOS 2000. A PROPOSTA INSERIDA NO ENSINO MÉDIO EM ESCOLAS PARAIBANAS ADOTA A NOÇÃO DE PROTAGONISMO, TENDO O JOVEM COMO O CENTRO DO PROCESSO EDUCATIVO. OBJETIVA-SE IDENTIFICAR A PERSPECTIVA DE PROTAGONISMO JUVENIL PARA ESTUDANTES DE UMA ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL TÉCNICA ESTADUAL DA CIDADE DE JOÃO PESSOA/PB. COMO PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS REALIZA-SE UMA DISCUSSÃO SOBRE JUVENTUDE, PROTAGONISMO JUVENIL, LEITURA DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA E DOCUMENTOS OFICIAIS DO MODELO ADOTADO, ENTREVISTAS COM PROFESSORES DA ESCOLA E APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO ONLINE COM ALUNOS DAS 2° E 3° SÉRIES DO ENSINO MÉDIO. EVIDENCIA-SE TAMBÉM INFORMAÇÕES DO COTIDIANO DA ESCOLA DAURA SANTIAGO RANGEL, PARA QUE SE COMPREENDA A RELAÇÃO ENTRE AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA ESCOLA COM A IDEIA DE PROTAGONISMO JUVENIL. COMO RESULTADO PODE-SE AFIRMAR QUE OS ESTUDANTES EM SUA MAIORIA REPRODUZEM EM SUAS FALAS AQUILO QUE O MODELO DE ESCOLAS CIDADÃS PROPÕE. ESTA PESQUISA É FRUTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO INTITULADA: PROTAGONISMO JUVENIL NA PERSPECTIVA DOS ESTUDANTES DE UMA ESCOLA INTEGRAL TÉCNICA ESTADUAL DA CIDADE DE JOÃO PESSOA, DEFENDIDA EM 2020 NO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UFPB." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03: Culturas juvenis na escola" "palavra_chave" => "PROTAGONISMO JUVENIL, JUVENTUDE, ESCOLA, ENSINO MÉDIO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV148_MD1_SA104_ID415_08042021002402.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAMMERSON GOMES SOARES" "autor_nome_curto" => "JAMMERSON" "autor_email" => "jamgsoares@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 75726 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 293 "inscrito_id" => 415 "titulo" => "A PERSPECTIVA DE PROTAGONISMO JUVENIL PARA ESTUDANTES DE UMA ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL DA CIDADE DE JOÃO PESSOA" "resumo" => "O CONCEITO DE PROTAGONISMO JUVENIL TEM ESTADO PRESENTE EM GRANDE PARTE DOS CURRÍCULOS PEDAGÓGICOS VIGENTES NAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES BRASILEIRAS. AS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL PARAIBANA, ADOTARAM UM MODELO CURRICULAR A PARTIR DE 2016, PARTINDO DA EXPERIÊNCIA CRIADA NO ESTADO DE PERNAMBUCO NO INÍCIO DOS ANOS 2000. A PROPOSTA INSERIDA NO ENSINO MÉDIO EM ESCOLAS PARAIBANAS ADOTA A NOÇÃO DE PROTAGONISMO, TENDO O JOVEM COMO O CENTRO DO PROCESSO EDUCATIVO. OBJETIVA-SE IDENTIFICAR A PERSPECTIVA DE PROTAGONISMO JUVENIL PARA ESTUDANTES DE UMA ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL TÉCNICA ESTADUAL DA CIDADE DE JOÃO PESSOA/PB. COMO PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS REALIZA-SE UMA DISCUSSÃO SOBRE JUVENTUDE, PROTAGONISMO JUVENIL, LEITURA DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA E DOCUMENTOS OFICIAIS DO MODELO ADOTADO, ENTREVISTAS COM PROFESSORES DA ESCOLA E APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO ONLINE COM ALUNOS DAS 2° E 3° SÉRIES DO ENSINO MÉDIO. EVIDENCIA-SE TAMBÉM INFORMAÇÕES DO COTIDIANO DA ESCOLA DAURA SANTIAGO RANGEL, PARA QUE SE COMPREENDA A RELAÇÃO ENTRE AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA ESCOLA COM A IDEIA DE PROTAGONISMO JUVENIL. COMO RESULTADO PODE-SE AFIRMAR QUE OS ESTUDANTES EM SUA MAIORIA REPRODUZEM EM SUAS FALAS AQUILO QUE O MODELO DE ESCOLAS CIDADÃS PROPÕE. ESTA PESQUISA É FRUTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO INTITULADA: PROTAGONISMO JUVENIL NA PERSPECTIVA DOS ESTUDANTES DE UMA ESCOLA INTEGRAL TÉCNICA ESTADUAL DA CIDADE DE JOÃO PESSOA, DEFENDIDA EM 2020 NO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UFPB." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03: Culturas juvenis na escola" "palavra_chave" => "PROTAGONISMO JUVENIL, JUVENTUDE, ESCOLA, ENSINO MÉDIO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV148_MD1_SA104_ID415_08042021002402.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAMMERSON GOMES SOARES" "autor_nome_curto" => "JAMMERSON" "autor_email" => "jamgsoares@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }