RODAS DE CONVERSA E O PIBID-SOCIOLOGIA (UESPI): DIÁLOGOS PROBLEMATIZADORES COMO METODOLOGIA DE ENSINO
"2021-05-31 17:54:53" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 75592 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 79 "inscrito_id" => 667 "titulo" => "RODAS DE CONVERSA E O PIBID-SOCIOLOGIA (UESPI): DIÁLOGOS PROBLEMATIZADORES COMO METODOLOGIA DE ENSINO" "resumo" => "ESTE TRABALHO É UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE OS PRIMEIROS MESES DE DESENVOLVIMENTO DO PIBID-SOCIOLOGIA DA UESPI (ENTRE 2020 E INÍCIO DE 2021). É A PRIMEIRA PARTICIPAÇÃO DA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS (CAMPUS TERESINA) NO PROGRAMA. SUA PROPOSTA FUNDAMENTAL BASEIA-SE EM METODOLOGIAS ATIVAS INSPIRADAS EM PAULO FREIRE (2011; 2011A; 2011B). OPTOU-SE POR CONSTRUIR RODAS DE CONVERSA. ESTAS CONSISTEM EM ENCONTROS VIRTUAIS ONDE SÃO DISCUTIDAS IDEIAS E QUESTÕES DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE A TEMÁTICA EM APRECIAÇÃO (CONSUMO, RACISMO, JUVENTUDE ETC.). PELAS PONDERAÇÕES DOS LICENCIANDOS DO PIBID, AMPARADAS EM SABERES DAS CIÊNCIAS SOCIAIS, SÃO ESTIMULADOS NOVOS MODOS DE PENSAR. LICENCIANDOS, PROFESSOR-COODENADOR E PROFESSORA-SUPERVISORA (EQUIPE DO PIBID-SOCIOLOGIA) FAZEM PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS, ESTUDAM AS FONTES, DISCUTEM ENTRE SI E PROPÕEM ROTEIROS PARA FOMENTAR AS RODAS DE CONVERSA. OCORREM EM PLATAFORMA VIRTUAL POR CONTA DA PANDEMIA DO COVID-19. A METODOLOGIA DA RODA DE CONVERSA VALORIZA OS DIÁLOGOS COMO MEIOS PARA EXERCITAR A COMUNICAÇÃO DE IDEIAS E PONDERAÇÕES QUE ASSOCIAM CONHECIMENTOS SOCIOLÓGICOS E REALIDADES. COMO PRINCIPAL RESULTADO: PRÁTICAS DE DIÁLOGO E PENSAMENTO COLABORATIVOS SOBRE TEMAS RELACIONADOS AO COTIDIANO DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. POR OUTRO LADO, LICENCIANDOS DO 1° AO 4° BLOCO DE CIÊNCIAS SOCIAIS EXPERIMENTAM HABILIDADES FUNDAMENTAIS PARA O EXERCÍCIO DOCENTE: CONHECER OS EDUCANDOS, PESQUISAR, DIALOGAR E FAVORECER A IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15: Políticas públicas e a formação docente em ciências sociais: Limites e possibilidades" "palavra_chave" => "RODA DE CONVERSA, ENSINO DE SOCIOLOGIA, METODOLOGIA DE ENSINO, PIBID, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV148_MD1_SA116_ID667_21032021101639.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANO DE MELO SOUSA" "autor_nome_curto" => "LUCCI" "autor_email" => "lucianomelo@cchl.uespi.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 75592 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 79 "inscrito_id" => 667 "titulo" => "RODAS DE CONVERSA E O PIBID-SOCIOLOGIA (UESPI): DIÁLOGOS PROBLEMATIZADORES COMO METODOLOGIA DE ENSINO" "resumo" => "ESTE TRABALHO É UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE OS PRIMEIROS MESES DE DESENVOLVIMENTO DO PIBID-SOCIOLOGIA DA UESPI (ENTRE 2020 E INÍCIO DE 2021). É A PRIMEIRA PARTICIPAÇÃO DA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS (CAMPUS TERESINA) NO PROGRAMA. SUA PROPOSTA FUNDAMENTAL BASEIA-SE EM METODOLOGIAS ATIVAS INSPIRADAS EM PAULO FREIRE (2011; 2011A; 2011B). OPTOU-SE POR CONSTRUIR RODAS DE CONVERSA. ESTAS CONSISTEM EM ENCONTROS VIRTUAIS ONDE SÃO DISCUTIDAS IDEIAS E QUESTÕES DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE A TEMÁTICA EM APRECIAÇÃO (CONSUMO, RACISMO, JUVENTUDE ETC.). PELAS PONDERAÇÕES DOS LICENCIANDOS DO PIBID, AMPARADAS EM SABERES DAS CIÊNCIAS SOCIAIS, SÃO ESTIMULADOS NOVOS MODOS DE PENSAR. LICENCIANDOS, PROFESSOR-COODENADOR E PROFESSORA-SUPERVISORA (EQUIPE DO PIBID-SOCIOLOGIA) FAZEM PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS, ESTUDAM AS FONTES, DISCUTEM ENTRE SI E PROPÕEM ROTEIROS PARA FOMENTAR AS RODAS DE CONVERSA. OCORREM EM PLATAFORMA VIRTUAL POR CONTA DA PANDEMIA DO COVID-19. A METODOLOGIA DA RODA DE CONVERSA VALORIZA OS DIÁLOGOS COMO MEIOS PARA EXERCITAR A COMUNICAÇÃO DE IDEIAS E PONDERAÇÕES QUE ASSOCIAM CONHECIMENTOS SOCIOLÓGICOS E REALIDADES. COMO PRINCIPAL RESULTADO: PRÁTICAS DE DIÁLOGO E PENSAMENTO COLABORATIVOS SOBRE TEMAS RELACIONADOS AO COTIDIANO DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. POR OUTRO LADO, LICENCIANDOS DO 1° AO 4° BLOCO DE CIÊNCIAS SOCIAIS EXPERIMENTAM HABILIDADES FUNDAMENTAIS PARA O EXERCÍCIO DOCENTE: CONHECER OS EDUCANDOS, PESQUISAR, DIALOGAR E FAVORECER A IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15: Políticas públicas e a formação docente em ciências sociais: Limites e possibilidades" "palavra_chave" => "RODA DE CONVERSA, ENSINO DE SOCIOLOGIA, METODOLOGIA DE ENSINO, PIBID, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV148_MD1_SA116_ID667_21032021101639.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANO DE MELO SOUSA" "autor_nome_curto" => "LUCCI" "autor_email" => "lucianomelo@cchl.uespi.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }