ESCOLAS CÍVICO-MILITARES E O SEU AMBIENTE IDEOLÓGICO PARA A DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA
"2021-05-31 17:54:53" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 75772 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 379 "inscrito_id" => 1261 "titulo" => "ESCOLAS CÍVICO-MILITARES E O SEU AMBIENTE IDEOLÓGICO PARA A DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA" "resumo" => "DESDE O PERÍODO ELEITORAL DE 2018, O ENTÃO CANDIDATO PRESIDENCIAL JAIR BOLSONARO JÁ APRESENTAVA INDÍCIOS DE QUE SEU EVENTUAL GOVERNO SERIA MARCADO PELA PRESENÇA E EXALTAÇÃO DAS FORÇAS ARMADAS, POR UMA AGENDA NEOLIBERAL DE REFORMAS ECONÔMICAS, E POR UMA IDEOLOGIA ULTRA CONSERVADORA, COMPARADA ÀS PAUTAS PROGRESSISTAS DAS ÚLTIMAS DÉCADAS. UMA VEZ ELEITO E EMPOSSADO EM 2019, EM SETEMBRO DAQUELE ANO FOI APRESENTADO O PROGRAMA DE ESCOLAS CÍVICO-MILITARES (PECIM), COM O INTUITO DE PROMOVER UMA MELHORA NA QUALIDADE DO ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA, A PARTIR DA MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS, PERMITINDO AOS MILITARES ATUAREM JUNTO À GESTÃO ESCOLAR E À GESTÃO EDUCACIONAL DAS INSTITUIÇÕES. DIANTE DESSE CONTEXTO, O OBJETIVO DO PRESENTE TRABALHO É O DE ANALISAR OS POSICIONAMENTOS E AS JUSTIFICATIVAS DOS PROPOSITORES DO PECIM À LUZ DA LITERATURA EDUCACIONAL E SOCIOLÓGICA CONTEMPORÂNEA, BEM COMO COMPREENDER COMO ESTA VEM ACOMPANHANDO A IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA. O OBJETIVO ESPECÍFICO É INVESTIGAR SE É VÁLIDO LEVANTAR A DISCUSSÃO DE QUE A DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA PODE SOFRER ALGUMA FORMA DE INTERFERÊNCIA DAS ESCOLAS CÍVICO-MILITARES, DEVIDO AO ALINHAMENTO IDEOLÓGICO NO QUAL O PROGRAMA FOI CRIADO. A JUSTIFICATIVA DESTA ANÁLISE SE ADVÉM DA NECESSIDADE DE EVIDENCIAR O EXPRESSIVO DEBATE ACERCA DA MILITARIZAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO DIANTE DO CONTEXTO ATUAL EM QUE ELA OCORRE. A ELABORAÇÃO DO PRESENTE TRABALHO PASSOU POR ALGUMAS ETAPAS, TAIS COMO: INICIALMENTE, COM A INVESTIGAÇÃO DO TIPO E GRAU DE APOIO POPULAR QUE O PECIM ADQUIRIU; POSTERIORMENTE, OBSERVOU-SE AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS ATRELADAS AO ENSINO MILITARIZADO; A ETAPA SEGUINTE CONSISTIU EM ANALISAR CRITICAMENTE, O QUANTO AS ESCOLAS CÍVICO-MILITARES PODERIAM, DE FATO, MELHORAR SEU ENSINO; E, POR ÚLTIMO, DISCUTIU-SE SOBRE A POSSIBILIDADE DOS IMPACTOS QUE AS ESCOLAS CÍVICO-MILITARES PODERIAM GERAR NA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA AO LONGO PRAZO. O PECIM FOI CRIADO INSPIRADO NO EXEMPLO DOS COLÉGIOS MILITARES BRASILEIROS QUE, POR GOZAREM DE INVESTIMENTOS EDUCACIONAIS, OFERECEM UM ENSINO DE ALTA QUALIDADE, ONDE O DESEMPENHO EXEMPLAR DA EDUCAÇÃO NOS COLÉGIOS MILITARES É DE CONHECIMENTO DA POPULAÇÃO. CONTUDO, EMBORA O PECIM TRAGA EM SUA ESSÊNCIA A JUSTIFICATIVA DE ENSINO DE EXCELÊNCIA DOS COLÉGIOS MILITARES TRADICIONAIS, NÃO HAVERIA SEMELHANÇAS ENTRE UM MODELO E OUTRO A NÃO SER A EXISTÊNCIA DE MILITARES NO AMBIENTE ESCOLAR. OU SEJA, PARTE-SE AQUI DA HIPÓTESE DE QUE NÃO HAVERÁ O MESMO INVESTIMENTO, A MESMA ESTRUTURA ESCOLAR E NEM O MESMO PROCESSO DE CONTRATAÇÃO DE PROFISSIONAIS NO ÂMBITO DO PECIM QUE SE EQUIVALHA AOS TRADICIONAIS COLÉGIOS MILITARES. POR OUTRO LADO, ADVENTA-SE AINDA QUE AS FORÇAS ARMADAS POSSAM INTERFERIR MUITO MAIS NO AMBIENTE ESCOLAR, DE MANEIRA A RETIRAR SUA AUTONOMIA, DO QUE UMA EFETIVA MELHORIA EDUCACIONAL A LONGO PRAZO. A DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA, POR POSSUIR DEBATES QUE SE DIVERGEM DA LÓGICA DO GOVERNO ATUAL E QUE SE SOMA A SUA PRESENTE REDUÇÃO NA GRADE CURRICULAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA, LEVANTA A PREOCUPAÇÃO DE QUE ESTE PROGRAMA POSSA SER MAIS UMA BATALHA QUE ELA DEVA ENFRENTAR PARA CONTINUAR PROVANDO A NECESSIDADE DA SUA EXISTÊNCIA. PODE-SE INFERIR, PORTANTO, QUE O PECIM SE CARACTERIZA MAIS COMO UMA ESPERANÇA DE AÇÃO DE GOVERNO QUE PREJUDICA O FUNCIONAMENTO E A GESTÃO ESCOLAR DO QUE UMA POLÍTICA PÚBLICA EDUCACIONAL, POIS ATRIBUI AS DEBILIDADES DO ENSINO PÚBLICO À MESMA, E, POR FIM, REFORÇA DISCURSOS DE INEFICÁCIA DO ENSINO PÚBLICO E DESLEGITIMA A AUTORIDADE DA COMUNIDADE ESCOLAR." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Pôster" "palavra_chave" => "PECIM, MILITARES, GESTÃO ESCOLAR, DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV148_MD4_SA100_ID1261_08042021213126.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIRIÃ DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "MIRIÃ" "autor_email" => "miriadossantos1998@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ - UFPR" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 75772 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 379 "inscrito_id" => 1261 "titulo" => "ESCOLAS CÍVICO-MILITARES E O SEU AMBIENTE IDEOLÓGICO PARA A DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA" "resumo" => "DESDE O PERÍODO ELEITORAL DE 2018, O ENTÃO CANDIDATO PRESIDENCIAL JAIR BOLSONARO JÁ APRESENTAVA INDÍCIOS DE QUE SEU EVENTUAL GOVERNO SERIA MARCADO PELA PRESENÇA E EXALTAÇÃO DAS FORÇAS ARMADAS, POR UMA AGENDA NEOLIBERAL DE REFORMAS ECONÔMICAS, E POR UMA IDEOLOGIA ULTRA CONSERVADORA, COMPARADA ÀS PAUTAS PROGRESSISTAS DAS ÚLTIMAS DÉCADAS. UMA VEZ ELEITO E EMPOSSADO EM 2019, EM SETEMBRO DAQUELE ANO FOI APRESENTADO O PROGRAMA DE ESCOLAS CÍVICO-MILITARES (PECIM), COM O INTUITO DE PROMOVER UMA MELHORA NA QUALIDADE DO ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA, A PARTIR DA MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS, PERMITINDO AOS MILITARES ATUAREM JUNTO À GESTÃO ESCOLAR E À GESTÃO EDUCACIONAL DAS INSTITUIÇÕES. DIANTE DESSE CONTEXTO, O OBJETIVO DO PRESENTE TRABALHO É O DE ANALISAR OS POSICIONAMENTOS E AS JUSTIFICATIVAS DOS PROPOSITORES DO PECIM À LUZ DA LITERATURA EDUCACIONAL E SOCIOLÓGICA CONTEMPORÂNEA, BEM COMO COMPREENDER COMO ESTA VEM ACOMPANHANDO A IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA. O OBJETIVO ESPECÍFICO É INVESTIGAR SE É VÁLIDO LEVANTAR A DISCUSSÃO DE QUE A DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA PODE SOFRER ALGUMA FORMA DE INTERFERÊNCIA DAS ESCOLAS CÍVICO-MILITARES, DEVIDO AO ALINHAMENTO IDEOLÓGICO NO QUAL O PROGRAMA FOI CRIADO. A JUSTIFICATIVA DESTA ANÁLISE SE ADVÉM DA NECESSIDADE DE EVIDENCIAR O EXPRESSIVO DEBATE ACERCA DA MILITARIZAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO DIANTE DO CONTEXTO ATUAL EM QUE ELA OCORRE. A ELABORAÇÃO DO PRESENTE TRABALHO PASSOU POR ALGUMAS ETAPAS, TAIS COMO: INICIALMENTE, COM A INVESTIGAÇÃO DO TIPO E GRAU DE APOIO POPULAR QUE O PECIM ADQUIRIU; POSTERIORMENTE, OBSERVOU-SE AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS ATRELADAS AO ENSINO MILITARIZADO; A ETAPA SEGUINTE CONSISTIU EM ANALISAR CRITICAMENTE, O QUANTO AS ESCOLAS CÍVICO-MILITARES PODERIAM, DE FATO, MELHORAR SEU ENSINO; E, POR ÚLTIMO, DISCUTIU-SE SOBRE A POSSIBILIDADE DOS IMPACTOS QUE AS ESCOLAS CÍVICO-MILITARES PODERIAM GERAR NA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA AO LONGO PRAZO. O PECIM FOI CRIADO INSPIRADO NO EXEMPLO DOS COLÉGIOS MILITARES BRASILEIROS QUE, POR GOZAREM DE INVESTIMENTOS EDUCACIONAIS, OFERECEM UM ENSINO DE ALTA QUALIDADE, ONDE O DESEMPENHO EXEMPLAR DA EDUCAÇÃO NOS COLÉGIOS MILITARES É DE CONHECIMENTO DA POPULAÇÃO. CONTUDO, EMBORA O PECIM TRAGA EM SUA ESSÊNCIA A JUSTIFICATIVA DE ENSINO DE EXCELÊNCIA DOS COLÉGIOS MILITARES TRADICIONAIS, NÃO HAVERIA SEMELHANÇAS ENTRE UM MODELO E OUTRO A NÃO SER A EXISTÊNCIA DE MILITARES NO AMBIENTE ESCOLAR. OU SEJA, PARTE-SE AQUI DA HIPÓTESE DE QUE NÃO HAVERÁ O MESMO INVESTIMENTO, A MESMA ESTRUTURA ESCOLAR E NEM O MESMO PROCESSO DE CONTRATAÇÃO DE PROFISSIONAIS NO ÂMBITO DO PECIM QUE SE EQUIVALHA AOS TRADICIONAIS COLÉGIOS MILITARES. POR OUTRO LADO, ADVENTA-SE AINDA QUE AS FORÇAS ARMADAS POSSAM INTERFERIR MUITO MAIS NO AMBIENTE ESCOLAR, DE MANEIRA A RETIRAR SUA AUTONOMIA, DO QUE UMA EFETIVA MELHORIA EDUCACIONAL A LONGO PRAZO. A DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA, POR POSSUIR DEBATES QUE SE DIVERGEM DA LÓGICA DO GOVERNO ATUAL E QUE SE SOMA A SUA PRESENTE REDUÇÃO NA GRADE CURRICULAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA, LEVANTA A PREOCUPAÇÃO DE QUE ESTE PROGRAMA POSSA SER MAIS UMA BATALHA QUE ELA DEVA ENFRENTAR PARA CONTINUAR PROVANDO A NECESSIDADE DA SUA EXISTÊNCIA. PODE-SE INFERIR, PORTANTO, QUE O PECIM SE CARACTERIZA MAIS COMO UMA ESPERANÇA DE AÇÃO DE GOVERNO QUE PREJUDICA O FUNCIONAMENTO E A GESTÃO ESCOLAR DO QUE UMA POLÍTICA PÚBLICA EDUCACIONAL, POIS ATRIBUI AS DEBILIDADES DO ENSINO PÚBLICO À MESMA, E, POR FIM, REFORÇA DISCURSOS DE INEFICÁCIA DO ENSINO PÚBLICO E DESLEGITIMA A AUTORIDADE DA COMUNIDADE ESCOLAR." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Pôster" "palavra_chave" => "PECIM, MILITARES, GESTÃO ESCOLAR, DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV148_MD4_SA100_ID1261_08042021213126.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIRIÃ DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "MIRIÃ" "autor_email" => "miriadossantos1998@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ - UFPR" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }