ESSE ARTIGO CONJUGA REFLEXÕES SOBRE CAMINHOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE DA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA, TOMANDO COMO PONTO DE PARTIDA AS PRÁTICAS EDUCATIVAS DA BRINCADEIRA DO COCO. NÃO SÓ COMO PRINCÍPIO PRÁTICO, MAS COMO BASE EPISTEMOLÓGICA DA QUAL SE PARTE PARA GESTAR E PRODUZIR A DOCÊNCIA. PARA ISSO DISCORRO SOBRE OS PROCESSOS EDUCATIVOS DENTRO DESSA PRÁTICA CULTURAL E COMO MOBILIZAR AS EPISTEMES DESSA BRINCADEIRA COMO PONTO DE PARTIDA PARA PENSAR E REALIZAR A PRÁTICA PEDAGÓGICA. TOMANDO COMO PONTO DE PARTIDA PARA TECER ESSE DIÁLOGO TRAGO MESTRAS E MESTRES DA CULTURA E AUTORES COMO BÂ(1982), LUZ & LUZ (2013) E MUNANGA (2001), EM INTERSECÇÃO COM MINHAS VIVÊNCIAS ENQUANTO DOCENTE. PARTILHANDO MANEIRAS DE PENSAR/AGIR EM SALA DE AULA E EXPERIÊNCIAS TOMANDO COMO REFERÊNCIA OS QUESTIONAMENTOS LEVANTADOS.