O PRESENTE TEXTO BUSCA DISCUTIR A EDUCAÇÃO DE GÊNERO E SEXUALIDADE NO PROCESSO EDUCATIVO NO BRASIL, NO PERÍODO COMPREENDIDO ENTRE A CONSTITUIÇÃO DE 1988 E A PRIMEIRA DÉCADA DO SÉCULO XXI, HAJA VISTA QUE TAL PROBLEMÁTICA DE ESTUDO SE APRESENTA ENQUANTO UMA QUESTÃO SOCIAL. TRAZ AUTORES COMO BUTLER (2003), FOUCAULT (1988) E PRECIADO (2007) QUE TÊM UMA PERSPECTIVA PARTICULAR DAS RELAÇÕES DE GÊNERO NA SOCIEDADE. DIANTE DISSO, FOI NECESSÁRIO UMA REVISÃO CRÍTICA DE LITERATURA, ATRAVÉS DE UMA BREVE ANÁLISE DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988, NO QUE SE RELACIONA À EDUCAÇÃO, DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCN’S), DO PROGRAMA BRASIL SEM HOMOFOBIA E A APROVAÇÃO DA NOVA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC). DEFENDEMOS QUE MESMO COM MUITOS PRECONCEITOS E TABUS RELACIONADOS À SEXUALIDADE, É POSSÍVEL TRABALHAR A EDUCAÇÃO SEXUAL E O GÊNERO EM SALA DE AULA ATRAVÉS DE DEBATES E ATIVIDADES QUE SÃO POSSÍVEIS E PODEM PROMOVER O ENSINO DA TEMÁTICA, A SENSIBILIZAÇÃO PARA A DIVERSIDADE E A PRÁTICA REFLEXIVA CONSCIENTE.