ESTE ARTIGO É RESULTANTE DE PESQUISA EMPREENDIDA NO CURSO DE MESTRADO PROFISSINAL EM PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS, CUJO TRABALHO DE DISSERTAÇÃO CONSISTIU EM INVESTIGAR A EXPERIÊNCIA DE UMA ESCOLA INDÍGENA PITAGUARY, LOCALIZADA EM MARACANAÚ-CEARÁ BUSCA. COMO RECORTE DESSA PESQUISA, BUSCOU-SE EMPREENDER NESSE TRABALHO UM LEVANTAMENTO DA IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NO ESTADO DO CEARÁ, EM QUE SE INVESTIGOU COMO SE ESTRUTUROU A IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA PARA O POVO PITAGUARY, NO MUNICÍPIO DE MARACANAÚ-CE. INVESTIGAR COMO SE ESTRUTUROU A IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA PARA O POVO PITAGUARY. A PROPOSTA METODOLÓGICA PAUTOU-SE NA ANÁLISE QUALITATIVA, POR MEIO DE PESQUISA DOCUMENTAL E BIBLIOGRÁFICA; PESQUISA DE CAMPO, PARA COLETA DOS DADOS, POR MEIO DE ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA E DE OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE. OS REGISTROS FORAM ORGANIZADOS EM DIÁRIO DE CAMPO E AS ENTREVISTAS FORAM GRAVADAS E TRANSCRITAS. A PESQUISA FUNDAMENTOU-SE NA LEGISLAÇÃO REFERENTE À EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA, NOS ESTUDOS DE AIRES (2009) E FONTELES FILHO (2015). SOBRE A CATEGORIA DE ESCOLA INDÍGENA, UTILIZAMOS AS CONTRIBUIÇÕES DE MELIÁ (1999) E DE TASSINARI E GOBBI (2009).