OS INT?RPRETES EDUCACIONAIS DA L?NGUA BRASILEIRA DE SINAIS-LIBRAS S?O FUNDAMENTAIS COMO INTERLOCUTORES REAIS NAS ESCOLAS, NA QUAL H? ALUNOS SURDOS MATRICULADOS E ATIVOS NO ?MBITO DA INSTITUI??O. NESSE SENTIDO, VERIFICANDO QUE A LINGUAGEM TEM CAR?TER DIAL?GICO E EST? ATRELADA ? DIMENS?O DA VIDA, A PRESENTE PESQUISA OBJETIVOU INVESTIGAR A EDUCA??O INCLUSIVA PARA SURDOS E A CONTRIBUI??O DO INT?RPRETE DE LIBRAS NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM NAS ESCOLAS DA REDE REGULAR DO MUNIC?PIO DE PARANA?BA-PI. COMO CONSEQU?NCIA, O ARTIGO CORROBORA COM NOVOS SABERES, BEM COMO A INCLUS?O DOS SURDOS NA EDUCA??O B?SICA, A ATUA??O DOS INT?RPRETES EM SALA DE AULA - COMO PR?TICAS, ESTRAT?GIAS, CRIA??ES E INSER??ES EM A??ES DE TRADU??O E INTERPRETA??O PARA A L?NGUA DE SINAIS BRASILEIRA-COMO UM MEIO FACILITADOR AO ENSINO/APRENDIZAGEM DOS SURDOS. METODOLOGICAMENTE, A PESQUISA ? UM RECORTE DO PROJETO DE MESTRADO, ONDE TEVE UMA REVIS?O BIBLIOGR?FICA COM ABORDAGEM QUALITATIVA. A REFERIDA INVESTIGA??O OCORRER? EM UMA ESCOLA PERTENCENTE A INCUMB?NCIA DA GEST?O MUNICIPAL DE PARNA?BA-PI, COM ALUNOS SURDOS. ? RELEVANTE DESTACAR: O INT?RPRETE N?O DEVE EXERCER A FUN??O DE PROFESSOR DO ALUNO SURDO, CONTUDO, N?O EXIME A RESPONSABILIDADE DE SE ENVOLVER COM O TRABALHO EDUCATIVO EM SUA ATUA??O INTERPRETATIVA, O QUAL DEVE TRA?AR FORMAS COLABORATIVAS COM O PROFESSOR REGENTE, DIANTE A REVIS?O NOTOU AUS?NCIA DO INT?RPRETE DE LIBRAS NAS ESCOLAS P?BLICAS DO PA?S, PRINCIPALMENTE NA PRIMEIRA ETAPA DA EDUCA??O B?SICA, PROFESSORES SEM HABILIDADES A ENSINAR SURDOS E ESCOLA N?O BIL?NGUE, SEGUNDO A LEI 10. 436/2002 E O DECRETO 5.626/2005.