A ATUALIZAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS É TEMA CONSTANTE NO MEIO EDUCACIONAL. NO CENÁRIO BRASILEIRO, SABE-SE QUE GRANDE PARTE DAS ESCOLAS ATUA DE FORMA BASICAMENTE ANALÓGICA E NÃO CONSEGUE DESENVOLVER AS HABILIDADES NECESSÁRIAS AO ESTUDANTE NA ATUALIDADE. ESSE CONTEXTO TORNA AINDA MAIS RELEVANTES INICIATIVAS COMO AS COOPERATIVAS ESCOLARES – UM MOVIMENTO DE ESTUDANTES QUE ALMEJA OFERECER OPORTUNIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DE DIMENSÕES COMO LIDERANÇA, EMPREENDEDORISMO SOCIAL, EDUCAÇÃO FINANCEIRA E INCLUSÃO SOCIAL. NESTE ARTIGO, O FOCO É O PROGRAMA FOMENTADO PELO SICREDI, COM ANÁLISE ESPECÍFICA DO RECORTE REGIONAL DO VALE DO RIO PARDO/RS. A BASE TEÓRICA QUE SUSTENTA O PROJETO É AMPARADA NAS IDEIAS DE ESTUDIOSOS COMO DEWEY E FREINET, ALÉM DA RELAÇÃO COM AS METODOLOGIAS ATIVAS, SALIENTANDO A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO INTEGRAL. ASSIM, ESTIMULA O PROTAGONISMO, A APRENDIZAGEM PRÁTICA E A DEMOCRACIA, COM FOCO NA VIVÊNCIA DOS PRINCÍPIOS E VALORES DO COOPERATIVISMO.