O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR A RELAÇÃO ENTRE A GESTÃO DEMOCRÁTICA, A ESCOLA E A FAMÍLIA. O MARCO TEÓRICO É FUNDAMENTADO EM VÁRIOS AUTORES COMO FREIRE, PIAGET, BORDENAVE E OUTROS, PARA ELUCIDAR A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA APRENDIZAGEM ESCOLAR. PRETENDE-SE, COM ESTE ARTIGO, ALCANÇAR IMPACTO TANTO EDUCACIONAL QUANTO SOCIAL, JÁ QUE FOI POSSÍVEL ESTABELECER UM DIÁLOGO ENTRE AS PROPOSTAS EDUCACIONAIS EM VIGOR E A PRÁTICA EDUCATIVA. A PESQUISA APLICADA FOI UM ESTUDO DE CASO COM ABORDAGEM, QUANTITATIVA, E DE CUNHO EXPLORATÓRIO. NA OCASIÃO, FORAM ENTREVISTADOS DIRETORES, PROFESSORES E PAIS DE ESTUDANTES, UTILIZANDO A TÉCNICA DE ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA. OS RESULTADOS INDICAM QUE A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA APRENDIZAGEM ESCOLAR É DE GRANDE RELEVÂNCIA PARA TODOS OS ENTREVISTADOS, POIS VEM PROPORCIONAR APROXIMAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DO ALUNO. ESCOLA E FAMÍLIA RECONHECEM SEU PAPEL NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. ESSA PARCERIA ENRIQUECE O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA, TANTO DENTRO COMO FORA DA ESCOLA. COM O ESTUDO, COMPREENDEU-SE QUE QUANDO FAMÍLIA E ESCOLA ASSUMEM SEUS PAPÉIS E COMPARTILHAM JUNTAS A TAREFA DE PREPARAR OS INDIVÍDUOS PARA A VIDA SOCIOECONÔMICA, CULTURAL E AFETIVA EM UM AMBIENTE HARMONIOSO, ENVOLTO DE INCENTIVOS E BONS RELACIONAMENTOS, TENDE A FAZER COM QUE O PROCESSO DA APRENDIZAGEM SEJA POSITIVO PARA TODOS.